Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sou Uberlandina, a cidade onde moro, amo, trabalho e sorrio


PARABÉNS à equipe responsável pela mensagem acima:
Imaginare FilmesDireção Cena - Celso Giovanni / Alfredo Valtier / Luis FelipeDireção de Fotografia - Celso GiovanniAssistente de Direção - DorinhaProdução - Michele RezendeProdução Executiva - Brayerson BradamanteSonorização - A Voz da AmericaMontagem - Francisco JuniorPós Produção - Francisco JuniorAgência - AttitudeAtendimento - Lorena Medrado / Adriano Gomides / Orestes GonçalvesCriação - Adriano Gomides / Flávio Mex




Sou Uberlandina e tenho orgulho disto inclusive da alcunha "uberlandina" que num grande lance de criatividade nos foi legado pelo saudoso e querido jornalista Luiz Fernando Quirino, pai do chargista Mauricio Ricardo do site de humor mais visitado do país: http://charges.uol.com.br/


Quando me encontrava com Quirino sempre comentávamos sobre a boa safra de Uberlândia em 1972, ano em que eu, ele e mais um monte de uberlandinos viemos para cá e aqui aprendemos a amar esta terra tão bem cantada na mensagem postada acima.

Aqui em Udi pude continuar meu trabalho como educadora inclusiva que já vinha desenvolvendo há anos em São Paulo na capital e na cidade de Sâo Caetano.

A década de 70 foi a década da cidade Industrial, da Souza Cruz, da Universidade Federal ocasião em que tive a honra de ter o primeiro hotel infantil da cidade onde hospedei os filhos dos uberlandinos que aqui chegavam para trabalhar nestes empreendimentos que se alastravam pela cidade e que tanto contribuíram para a edificação desta pujante e querida Udi.

Aqui tive a honra de alfabetizar na Escola Polyana uma imensidade de médicos, engenheiros, fonoaudiólogos, psicólogos, advogados, veterinários, músicos, artistas, políticos, empresários, enfermeiros, jornalistas, professores, vendedores, policiais, bombeiros que hoje são meu maior tesouro pois são meus amigos e sempre sinto uma onda de carinho muito grande quando os encontro seja pessoalmente ou virtualmente.

Gostei muito da mensagem que a Prefeitura divulgou nos desejando um bom ano de 2011 e quis compartilhar esta mensagem com você.

Um grande abraço da uberlandina Elypaschoalick

sábado, 25 de dezembro de 2010

Orgulho de uma professora - Gianechini. Professora de teatro, Encenadora, Atriz, Arterapeuta,"Aprendiz de feiticeira" e de barulhinhos bons.


Hoje tive a imensa felicidade de saber que minha ex-aluna Valéria Gianechini foi agraciada com o premio de melhor atriz do ano com sua participação no filme CHEIROSA.
http://www.youtube.com/watch?v=YmB1PSTex8Y

É impressionante como as lembranças se misturam. Tenho uma imagem de uma menininha loira, cabelos bem lisos, olhos grandes arregalados e que fazia cada pergunta...
Especula, tudo ela queria saber. Por que as formigas andavam em fila...foi uma de suas perguntas inesquecíveis. Daquelas que aperta qualquer professor.

Polyana era o nome da Escola em que convivíamos todos os dias de anos ... um atrás do outro.

Posso com certeza afirmar que lá foi seu primeiro palco e onde recebeu seus primeiros calorosos aplausos.

Aliás, bem no meio do parquinho, tinhamos um antigo quarador de roupa que, por idéia da artista plástica Maria Inês Cunha Vieira Gonçalves, tio Frank colocou quatro mastros nos cantos, unimos os mastros em sua parte mais alta com um resto de lona listrada de branco e azul e lá estava nosso palco encantado onde tia Mirtes apresentava todas as tardes espetáculos improvisados pela alegria e espontaneidade das crianças.

Uma grande e frondosa jabuticabeira fazia o cenário natural e verde.

A escola foi crescendo e construímos uma casinha de bonecas ao lado do palquinho, um parquinho de gangorras, balanços e obstáculos de madeira ao fundo... mas o palquinho era ainda o lugar mágico de preferência da garotada e Valéria estava lá, bem no centro do palco.

O tempo passou... Valéria cresceu... tornou-se profissional...


Hoje eu a encontro no twitter e na net, trocamos alguns e-mails e matamos as saudades.

Há uns três anos atrás nos aproximamos um pouco mais motivadas pela confecção de um projeto de teatro para o hospital do Câncer.

No entanto cremos nas palavras do poeta que "LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE!" e sempre estaremos perto uma da outra nas lembranças do passado e nas comemorações do presente e do futuro.

Tenho certeza de que vocês ainda ouvirão muito falar em Valéria Gianechini: Professora de teatro, Encenadora, Atriz, Arterapeuta,"Aprendiz de feiticeira" e de barulhinhos bons.

Se você desjar conhecê-la melhor acomapnhe-a pelo endereço: http://valeriagianechini.blogspot.com/

Parabéns Valéria! Obrigada por existir em minha vida.


Publicado no: http://megaminas.globo.com/coluna/educacao



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Meu querido Joaquim, cãozinho docil e amigo de meus netos acaba de falecer. Ele era um Lhasa Apso dos mais lindos e querido.

Estamos todos muito tristes.

Queremos agradecer à zoonose de Uberlândia que prontamente, em tempo record atendeu ao chamado e acolheu nosso querido Joaquim oferecendo-lhe todos os cuidados necessários.

Queremos denunciar um motorista de um carro branco que passou em altíssima velocidade em uma avenida de duas pistas que sai da João Naves e tem apenas 4 quarteirões.

Como pode em três quarteirões pegar uma velocidade tão grande. Para que? Por que?

Meus quatro netos estão inconsoláveis. Joaquim era companheiro do dia a dia.

Era ele que ficava triste ao portão quando os meninos íam à escola e era ele o amigo fiel que abanava o rabo e ficava todo feliz quando os meninos chegavam.

Joaquim deixa muitas saudades e deixa sua companheira Maria Eduarda que mora hoje em outra cidade.


Estamos inconsoláveis.