Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

Comentando sobre o artigo Lei da Semeadura e da Colheita

Hoje postei um artigo na coluna educação do portal UIPI onde comento sobre menores que estão furtando em lojas de um bairro de classe média daqui de Uberlândia MG.

http://uipi.com.br/colunas/2013/05/27/lei-da-semeadura-e-da-colheita/




Vocês podem até achar que eu sempre bato na mesma tecla, mas realmente bato:
a Escola pode e deve resolver e exterminar estes comportamentos.

Mas a Escola? Não seria a família?

Sim, até pode ser a família. Com certeza a família é nosso alicerce, nosso Norte, nosso condutos, nosso esteio, nossas referências, mas a Escola deve ser (segundo as leis brasileiras e as necessidades da sociedade) também referência, esteio, alicerce pois é o mais forte instrumento de formação de nossa sociedade.

O que estamos plantando na escola? Espírito competitivo, hábitos consumistas, culto ao descartável e muitos outros valores que aos poucos crescem e transformam nossas escolas em campos de batalhas.

Desculpem-me falar sempre em educação, mas eu creio nela. Aliás nem creio na escola educativa e sim na cidade educativa.

Mas não aquela que tem o slogan "CIDADE EDUCADORA" nas mochilas dos alunos mas nem os equipamentos escolares são locais educadores.

Bem, mas isto é outra história que ando colhendo dados para escrever com mais propriedade. (leia-se mais exemplos, mais causos).