Desculpe-me discordar deste estudo que mais determina e
descreve uma educação excludente do que uma educação de excelência. Ler as
páginas 17 e 18 já nos dá uma ideia desta filosofia excludente.
Vou citar aqui dois itens:
1- Ambiente colaborativo e agradável para o professor e
aluno:
Como pode chamar de
ambiente agradável e colaborativo um local onde o diretor diz que cada
professor cria sua própria rotina e depois a diretoria fica vigiando se ele
está cumprindo com a rotina que criou. Ambiente de vigilância é agradável e
colaborador?
Oras, aqui é possível então obrigar o aluno no dia em que
morreu seu cachorrinho, a cumprir a rotina, pois esta é mais valorizada do que
os fatos não rotineiros.
Oras, aqui também é possível teremos aquele professor de
ciências que diz: "Fechem a porta porque está chovendo granizo lá fora e
nada, nada, pode atrapalhar a rotina de nossa aula sobre os estados da
água".
2- Não deixar aluno para trás oferecendo-lhe recuperação:
Diz o diretor: "Pegamos o resultado da Prova Brasil e chamamos o professor
e cobramos dele o porque aquele aluno não teve bom resultado".
Frente a esta prática me recordo daquelas escolas onde os
melhores professores podem escolher os melhores alunos e penso assim: Então professor
algum quererá investir seu tempo em alunos com dificuldades pois se ele será
responsabilizado pelo insucesso do aluno, vamos ser como aqueles professores de
Educação Física que detestam aleijados em suas aulas, pois os mesmos atrapalham
a performance da equipe.
3- Festa no dia das crianças e outras bobagens (não que
fazer festa no dia da criança seja bobagem mas não é mais do que uma OBRIGAÇÃO)
que nos envergonharão em um futuro próximo como nos envergonhamos dos navios
negreiros que prendiam e retiravam os negros de sua sociedade livre para
escraviza-los para os brancos ou mesmo dos relatos de um catequista de uma
tribo Boróro na Amazônia: (Sabe-se hoje através dos estudos de antropologia que
os Boróros eram uma das tribos mais socializadas e solidárias dentre todas as
outras tribos). Diz o relato da professora catequista:
"Demorei muito
para ensinar honestidade entre os selvagens. Levava eu um chocolate para
a sala de aula e prometia ofertar como prêmio ao aluno que terminasse sua cópia
em primeiro lugar. Percebi que todos ficavam de cabeça baixa, fingindo que
escreviam e olhando por baixo dos braços para o mais lerdo da turma e quando o
mais lento terminava todos levantavam as mãos ao mesmo tempo. Foi preciso usar
muito a palmatória para que eles aprendessem a não mentir, a falar a verdade
e levantar as mãos apenas o
verdadeiramente mais rápido para ganhar o chocolate".
Sinceramente? O livro "Excelência com Equidade" me
deu ânsia de vômito e pensar que ainda há quem o possa considerar
"modelo" para mudar as escolas. Mudar o que?
Oras gente: Vamos Mudar a Escola, Melhorar a Educação e
Transformar este país. Chega de retrocesso e continuísmo em nome da ciência que
não é cientificamente comprovada e sim, muito pelo contrário, uma vez que há
inúmeras provas científicas, principalmente na Universidade de Genebra e USP de
que tais fatores como metas gerais a toda a turma e provas externas não
combinam com excelência de ensinar a todos e a cada um. Existem até fábulas e
filmes sobre ensinar peixes a subir em árvores, esquilos a nadar, são
demonstrações dos absurdos de tais provas ... E Viva o Terceiro Manifesto pela
Educação que proclama o fim das provas externas como esta absurda PROVINHA
BRASIL que mais é uma sorvedora de recursos públicos e enriquecedora de
"consultorias de amigos do rei".
Bem, agora com fim da universalidade e gratuidade da
pré-escola e do ensino Fundamental nem sei o que será de nossas escolas
públicas gratuitas fundadas na época de nosso ditador Getúlio Vargas e muito
menos o que será de nosso III Manifesto que prevê como quesito de qualidade a
Universalidade e gratuidade do Ensino Médio, Técnico e Superior. VAMOS LIBERTAR
NOSSAS ESCOLAS DESTAS FALÁCIAS E METODOLOGIAS DA PRÚSSIA DO SÉCULO XVIII.
Se você quiser se inteirar mais deste estudo que começou em
2012 poderá navegar em
http://www.fundacaolemann.org.br/excelencia-com-equidade/?utm_source=qedu&utm_medium=banner&utm_campaign=divulgacao-excelencia-equidade
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