Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2016

Carta ao jornalista Ademir Reis

Ademir Reis de Uberlândia - MG
Saudações ao jornalista amigo que acompanha minha trajetória educacional desde as décadas de 70 e 80 quando teve seus três filhos e sobrinhas estudando em minha escola Polyana e posteriormente Colégio Anglo-Polyana.
Sou grata pela edição do jornal Gazeta de Uberlândia que você me enviou. 
É muito bom ter noticias de Uberlândia principalmente nesta fase em que me encontro trabalhando em São Paulo no espraiamento do III Manifesto pela Educação, movimento nacional de educadores que anseiam Mudar a Escola, Melhorar a Educação, Transformar um País.

É um absurdo a pátria de Paulo Freire, Anísio Teixeira, Eurípedes Barsanulfo, Florestan Fernandes e tantos outros cientistas da educação possuir uma escola que exclui 3 milhões de jovens por ano, condenando-os ao vale do Nem <nem estuda e nem trabalha> e possuir 30 milhões de analfabetos.

 Absurdo maior ainda é vermos na mídia propagandas enganosas dizendo que nossa educação está em pleno progresso, que somos “Cidade Educadora”; “Pátria Educadora” e que fizemos muitos avanços quando na verdade nem sequer a obediência legal de oferecer vagas a todas as crianças ainda cumprimos. Tais propagandas levam a população a acreditar que qualidade educacional, que investir em educação é ofertar vagas, professores e prédios escolares.
Desta maneira a população engole abusos autoritários, abandonos pré-conceituosos, diagnósticos que provocam exclusão, em nome de “não perder a vaga”.


Fernando Azevedo escreveu o I e II Manifesto pela Educação que foram sufocados pelas ditaduras Vargas e Militar, Deus me presenteou com a honra de ser a organizadora do III Manifesto e enquanto tiver forças para reunir pessoas, dedos para escrever denunciando os absurdos educacionais e voz para falar que é possível fazer diferente, estarei nesta peleja.
Estas são fotos de nossas reuniões em São Paulo, onde estávamos organizando estratégias para promover discussões sobre o terceiro manifesto em diferentes cidades brasileiras. 



Abraços e parabéns pelo novo visual do Jornal Gazeta de Uberlândia, belo trabalho. 
ElyPaschoalick