Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Hoje fiz um passeio pela AGITUU – Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia.


AGITUU – Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia.

Como comentei no twuitter, meu carro quebrou e o vi indo para a oficina dentro de um guincho!

Eu precisava ir a uma reunião sobre inclusão de um cliente numa escola municipal no Jardim Patrícia.

O que me restava era tomar um coletivo e chegar lá.

O que eu não sabia e nem poderia calcular é que iria ter uma agitada aula de ginástica na AGITUU.

Andando três quarteirões de minha casa cheguei na maravilhosa estação de vidro, uma das 13 esparramadas  pela João Naves. (Só tem na João Naves? Engraçado, já faz dois anos que escutei que era programa de governo do prefeito fazer iguais na Monsenhor Eduardo... na ... Ah! Mas nossa memória é fraca...ou ainda faltam dois anos...)

Logo, chegou a primeira sala de ginástica da AGITUU. Sem o acompanhamento de um personal trainer  comecei meus exercícios juntamente com outros companheiros de infortúnio.

1-     
          SALTO À DISTÂNCIA:  Dê um só pulo alcance o degrau da porta do ônibus que sempre pára longe da plataforma.
2-    
               PARA ACABAR COM A BARRIGA: Levante a mão direita para o alto segurando na barra de ferro que está no teto. Murche a barriga para que todos se acomodem dentro da sala da AGITUU. (Se você for baixinha, o que não é meu caso, o exercício é melhor pois você fica nas pontas dos pés).
3-     
        PARA FAZER CINTURA: Se você tiver sorte e os colegas de academia lhe empurrarem  até próximo de um banco – o que cada vez é mais raro pois descobriram que sem bancos cabe mais gado – desculpe-me – mais passageiros em pé.  Bem, aproxime-se de um banco e segure em suas alças com as duas mãos. Firme bem os pés no chão do ônibus e deixe seu corpo ir e vir nas curvas procurando não se desiquilibrar.
4-     
       COM VIBRADOR: Aproveite e firme-se bem nos momentos de passar nas ruas esburacadas pois exercícios feitos em aparelho vibratório surtem bem mais efeitos.

Bem, minha sala de academia chegou ao terminal central e precisei trocar de sala.

Então agora começou um exercício de inteligência emocional e não mais corporal pois fui pedir informações de como iria em tal endereço para o Jardim Patrícia e a moça me informou um ônibus que conversando com uma passageira soube que passava longe de lá, e esta me informou qual era o ônibus certo que eu deveria pegar.

Lógico que eu voltei e reclamei para a moça que me disse não ter o itinerário das ruas próximas aos pontos dos ônibus. Lamentei pois sei de um site que diz até o ponto onde o ônibus está passando. Mas ela me confessou que seus instrumentos eram do tempo do onça: "guia sei manual" (me desculpem mas foi a funcionária municipal que afirmou isto).  

Depois, bem depois, quando andei 8 quarteirões para chegar descobri que tinha um ponto de ônibus bem na rua ao lado, mas como reparei, não tinha nem um cartaz... placa... aviso dizendo que ônibus passava ali.
 
Mas enfim, vejamos os BENEFÍCIOS dos exercícios acima citados:


  • Tonifica músculos aumentando a força e resistência.
  • Fortalece ossos e juntas.
  • Aumenta circulação sanguínea.
  • Reduz gordura e celulite.
  • Aumenta produção do hormônio do crescimento.
  • Estimula funcionamento do intestino.
  • Otimiza as habilidades motoras e o equilíbrio.
  •  

    Mas não se esqueça que o MAIOR BENEFÍCIO é enriquecer os proprietários da AGITUU e seus amigos dos poderes executivo e legislativo.

    Divulgue esta mensagem para a população de Uberlândia e para ALGUNS verdadeiros AMIGOS do POVO que ocupam cargos no executivo e legislativo.


    Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick

    por que este blog é verde.

    O verde é a cor da esperança e creio com esperança de que ainda o Brasil respeitará mais e mais seus cidadãos.


    Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick

    Carnaval, besteirol na globo

    Artigo escrito por Elypaschoalick por ocasião do carnaval de 2009 e você poderá constatar que ainda HOJE tudo continua na mesma.

    Tanto o carnaval de São Paulo como o do Rio estava uma maravilha. 

    Que criatividade, que cultura, que show de pesquisa e imaginação, com seriedade, que os carnavalescos deram.

    Em contra partida faltou pesquisa e muita para os comentaristas da globo que melhor fariam se tivessem fechado a boca e se limitado a ler o que as escolas passaram. 

    Fiquei pensando para onde foi a globo de Galvão Bueno e tantos outros narradores e comentaristas que enriquecem o evento com seu estilo de narrar e comentar. 

    Será que este festival de besteirol e mau gosto se deve ao fato da emissora ser a única a cobrir o evento?

    A equipe de jornalismo e comentaristas da globo chegou, neste carnaval, a superar a cobertura do Oscar quando os comentaristas começam a rir das piadinhas americanas e no lugar de traduzi-las fica explicando que a gente não entende porque é um humor característico da sociedade de lá.

    Bem, mas voltemos à Sapucaí.


    Já quase na dispersão, durante a última escola se apresentar, lá vem a apoteose dos comentários quando o jornalista questiona o que será que é a cana de açúcar, será uma fruta?

    Logo em seguida o outro diz que não podemos deixar o colega sem resposta, oh! Dúvida cruel! E se limita a ler uma descrição enciclopédica pesquisada em algum site de busca.

    Tenha a santa paciência: RAIZ – CAULE – FOLHAS – FLORES e FRUTOS, estas são as partes das plantas, pelo menos que estão escritas no caderno de meu neto de 8 anos de idade, e por mais doce que uma cana possa ser ela ainda é um caule.

    Eu, cá na minha pobre e humilde sala, como simples telespectadora da madrugada fico a pensar:

    Por que ficam 40 minutos filmando a comissão de frente, a porta bandeira e o primeiro carro e depois mal filmam as alas se limitando na maioria das vezes a apenas dizer o nome delas e explicar com pobreza de detalhes os outros carros alegóricos? 

    Será falta de máquinas na avenida ou de cabeças atrás das máquinas?

    Será que não dá para falar detalhes das fantasias das alas? Elas são tão simbólicas, tão significativas. 

    Eu penso que daria até, se a Globo quisesse, para colocar o croqui do desenho da fantasia de cada ala com sua descrição, significado, complementação do tema e material que a compõe.

    Duas posturas antagônicas acontecem e mais uma vez o telespectador é despresado: 

    Um comentarista diz o tempo todo que não vai citar nomes de pessoas pois não quer praticar injustiça (oras, porque não pesquisou com os integrantes da escola os nomes para citá-los sem constrangimento de ofensas ou esquecimentos).

    Oo Sr. Dudu Nobre que poderia nos dar grandes informações sobre o diferencial de cada da bateria, sobre a quantidade e variedade de instrumentos que a compõe, sobre as características das paradinhas e outras variantes tão artisticamente  usadas e abusadas pelos grandes mestres das baterias...não, fica falando uma imensa lista de amigos sem esclarecer sequer qual é o papel de cada um dentro da bateria ou na, pior das hipóteses, a história daquela bateria.

    Que ele é muito bem relacionado ficou claro no ar quando conta que recebeu um telefonema do Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores brasileiros que matam saudades vendo a Globo na Itália. 

    Não meu caro Dudu Nobre, você não precisa provar que é bem relacionado, você precisa é enriquecer nosso conhecimento sobre bateria de Escola de Samba. 

    Não posso deixar de lado alguns comentaristas tanto masculinos como femininos que falam num tom de voz inaudível para um ambiente onde uma escola canta seu hino com exaltação e entusiasmo.

    Muita coisa precisa acontecer para melhorar a narração deste espetáculo de luz, cor, criatividade, cultura que o Brasil mostra ao mundo.

    Globo, não me decepcione e não se difame, o carnaval de 2010 está aí, chame seu melhor editor de jornalismo e formate uma boa e invejável maneira de descrever o que se passa na Sapucaí, passe os 365 dias preparando uma equipe de jornalistas, comentaristas e narradores deste espetáculo que logo, logo estará novamente no ar. 

    Bem, agora é tarde, só se for em 2011... 2012... sei lá...

    Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick

    Receita de chuchu para quem não sabe cozinhar

    Com 59 anos resolvi aprender a cozinhar, mas ninguém tem paciência para me ensinar ou melhor, não imaginam que eu não sei nada de nada.

    Mas hoje, via MSN, uma amiga que mora em sampa, minha querida mestra, que tudo me ensinou sobre educação: Ivone Hauptmann teve paciência e me ensinou uma receita de chuchu que quero registrar aqui pois pode ter alguém que não saiba cozinhar e que possa se beneficiar.

    O chuchu, fruto do chuchuzeiro, é fonte de vitaminas A, C, B1, B2 e B3 e de sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio.





    Pegue um chuchu, lave-o.

    Deixe por 3 minutos de molho em uma bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente.


    Enxágüe bastante.

    Coloque os numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária.

    Espere 5 minutos.

    Enxágüe para consumo imediato ou seque bem antes de armazená-los na geladeira. Assim, o consumidor reduz as chances de contaminação por bactérias.

     

    Corte as duas pontas dele passando a rodela cortada várias vezes no corte para retirar um pouco da baba.
    Descasque-o embaixo da torneira para retirar a baba.

    Corte ao meio e retire o miolo.

    O que sobrou das laterais corte em cubos de mais ou menos 2 cm cada um.

    Coloque na panela sem tampa, cubra com água e leve ao fogo forte.

    Após a água ferver coloque uma pitada de bicarbonato e uma pitada de sal (se você quer reter água, engordar e ter pressão alta).

    Conte 10 à 15 minutos após a água ferver.

    Observações ao cozinhar o chuchu:
    1-não tampe a panela
    2-se a água secar e o xhuxhu ainda não estiver mole coloque mais água quente.
    3- Vá espetando o garfo e se ficar mole antes dos 15 minutos desligue e escorra o resto de água.

    Agora, que o chuchu está cozido e mole você retira-o da água e reserve em um prato.

    Pique meia cebola e um dente de alho.

    Pegue uma panela seca, coloque azeite e esquente no fogo.

    Quando o azeite estiver quente deite nele as cebolas e o alho.

    Mexa bem até as cebolas dourarem.

    Deite sobre as cebolas os cubos de chuchu já cozidos e refogue-os.

    Agora é só retirar e servir.

    Não espere elogios pois ninguém valoriza um chuchu.


    Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick




    Leia informações importantes sobre o chuchu no site:
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/chuchu/chuchu-7.php