AGITUU – Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia.
Como comentei no twuitter, meu carro quebrou e o vi indo para a oficina dentro de um guincho!
Eu precisava ir a uma reunião sobre inclusão de um cliente numa escola municipal no Jardim Patrícia.
O que me restava era tomar um coletivo e chegar lá.
O que eu não sabia e nem poderia calcular é que iria ter uma agitada aula de ginástica na AGITUU.
Andando três quarteirões de minha casa cheguei na maravilhosa estação de vidro, uma das 13 esparramadas pela João Naves. (Só tem na João Naves? Engraçado, já faz dois anos que escutei que era programa de governo do prefeito fazer iguais na Monsenhor Eduardo... na ... Ah! Mas nossa memória é fraca...ou ainda faltam dois anos...)
Logo, chegou a primeira sala de ginástica da AGITUU. Sem o acompanhamento de um personal trainer comecei meus exercícios juntamente com outros companheiros de infortúnio.
1-
SALTO À DISTÂNCIA: Dê um só pulo alcance o degrau da porta do ônibus que sempre pára longe da plataforma.
2-
PARA ACABAR COM A BARRIGA: Levante a mão direita para o alto segurando na barra de ferro que está no teto. Murche a barriga para que todos se acomodem dentro da sala da AGITUU. (Se você for baixinha, o que não é meu caso, o exercício é melhor pois você fica nas pontas dos pés).
3-
PARA FAZER CINTURA: Se você tiver sorte e os colegas de academia lhe empurrarem até próximo de um banco – o que cada vez é mais raro pois descobriram que sem bancos cabe mais gado – desculpe-me – mais passageiros em pé. Bem, aproxime-se de um banco e segure em suas alças com as duas mãos. Firme bem os pés no chão do ônibus e deixe seu corpo ir e vir nas curvas procurando não se desiquilibrar.
4-
COM VIBRADOR: Aproveite e firme-se bem nos momentos de passar nas ruas esburacadas pois exercícios feitos em aparelho vibratório surtem bem mais efeitos.
Bem, minha sala de academia chegou ao terminal central e precisei trocar de sala.
Então agora começou um exercício de inteligência emocional e não mais corporal pois fui pedir informações de como iria em tal endereço para o Jardim Patrícia e a moça me informou um ônibus que conversando com uma passageira soube que passava longe de lá, e esta me informou qual era o ônibus certo que eu deveria pegar.
Lógico que eu voltei e reclamei para a moça que me disse não ter o itinerário das ruas próximas aos pontos dos ônibus. Lamentei pois sei de um site que diz até o ponto onde o ônibus está passando. Mas ela me confessou que seus instrumentos eram do tempo do onça: "guia sei manual" (me desculpem mas foi a funcionária municipal que afirmou isto).
Depois, bem depois, quando andei 8 quarteirões para chegar descobri que tinha um ponto de ônibus bem na rua ao lado, mas como reparei, não tinha nem um cartaz... placa... aviso dizendo que ônibus passava ali.
Mas enfim, vejamos os BENEFÍCIOS dos exercícios acima citados:
- Tonifica músculos aumentando a força e resistência.
- Fortalece ossos e juntas.
- Aumenta circulação sanguínea.
- Reduz gordura e celulite.
- Aumenta produção do hormônio do crescimento.
- Estimula funcionamento do intestino.
- Otimiza as habilidades motoras e o equilíbrio.
Mas não se esqueça que o MAIOR BENEFÍCIO é enriquecer os proprietários da AGITUU e seus amigos dos poderes executivo e legislativo.
Divulgue esta mensagem para a população de Uberlândia e para ALGUNS verdadeiros AMIGOS do POVO que ocupam cargos no executivo e legislativo.
Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick
Gente, este texto está perfeito.!!! Parabéns Ely, vc abordou um assunto mto sério com uma habilidade de Mestre (tal como vc é MESTRE). Que pessoas com poder de arbitrar e sensíveis ao problema tomem atitude de solucionar o transporte urbano em Uberlândia e no país.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa
Adorei! Não entendo muito da cidade pois cheguei a pouco, mas lendo seu artigo me senti dentro do ônibus superlotado e realmente é desse jeito que acontece. Gostei do nome AGITUU - Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia. Parabéns!Vou seguir este blog.
ResponderExcluir