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sábado, 24 de setembro de 2016

SOBRE AS MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO: MAIS UM GLACÊ E ALGUNS MORANGUINHOS SOBRE O APODRECIDO BOLO EDUCACIONAL.



Logo pela manhã recebi, em meu whatsapp, uma mensagem que me solicitava um comentário sobre minha opinião a respeito das mudanças do Ensino Médio. A mensagem dizia:

“Oi Ely, o MEC divulgou hoje, mudanças no currículo do ensino médio e enalteceu a importância de melhorar a formação do professor.  A mudança do currículo, pelo que entendi , seria dividi-lo em duas etapas : a 1ª seria comum a todos e a 2ª poderia ser escolhida pela aptidão do aluno, entre humanas e exatas. Muito parecido como era no nosso tempo em que escolhíamos entre científico , clássico e escola normal. Só que agora estão propondo uma primeira etapa única antes da escolha por aptidão.  O que vc acha ? Seria uma volta ao passado ? Como foi o fim da aprovação automática ? Eu sinceramente pensei que eles fossem mexer antes,  no currículo do Fundamental. Bjs”

Já que você me faz muitas perguntas em um só texto vou procurar lhe explanar meu ponto de vista:

1-Toda mudança sob decreto é ditadura e isto não me agrada. Alguns dizem que o decreto era a única maneira do Senado e população discutirem... Que absurdo! É lógico que não, se uma mudança de lei seguisse os caminhos da democracia é que seus quesitos seriam amplamente discutidos. Aliás, esta necessidade vem desde que o Brasil condena ao Vale do NEM (nem trabalha e nem estuda) dois milhões de jovens por ano e a discussão vem desde o governo Dilma https://m.youtube.com/watch?sns=fb&v=cpkZ597aw_o  , a urgência agora está justificada no item 2 a saber:

K2-Desde 2011 os grandes parques gráficos internacionais (Pierson - Kroton) se aportaram por aqui comprando editoras e franquias. http://elypaschoalickeosprofessores.blogspot.com.br/2011/01/tecnologia-na-educacao-i-sistema-de.html
Há pouco mudaram até a lei da proporcionalidade de quotas estrangeiras diminuindo a exigência das quotas nacionais. A última negociação foi com a gráfica Editora Saraiva e falaram publicamente e claramente que era um passo muito importante para apostilar as universidades.

3- Quem está por trás deste decreto e que já vinha há tempos estudando e discutindo com os educadores sobre “idade certa para alfabetização”, “currículo único da educação” e outras políticas públicas é o movimento <Todos pela Educação> que é financiado pelos cinco maiores bancos do Brasil, demonstrando mais uma vez que o interesse é comercial e não pedagógico.

4- Quem exige o aumento da carga horária de meio período para período integral é o Banco Mundial e VAI TER QUE SER E PONTO. O que os políticos criaram depois de muito pensar sobre como fazer esta mudança gastando o mínimo possível, criaram um PNE (Plano Nacional de Educação ) onde além de determinar que período integral é composto por 6 horas; criou a estratégia de fazer aos poucos ou seja 105 para o ano de x, y% para o ano de ... até que em 2027 prometemos ter todos estudando em período integral de seis horas.
Até lá a ideia governamental é usar voluntários, no Fundamental usam o dinheiro do + educação; do + cultura e agora, pelo menos no estado de Minas, contrataram oficineiros e proibiram fazer reforço ou lição de casa no contra turno, mesmo de 8 horas, com a justificativa de que cansa os meninos, porém assim não precisa de ter professores, basta cuidadores. Então sobre período integral  penso que o governo vai gastar talvez em refeitório e comida porque para as duas horas a mais vai colocar horário de refeição descanso e uma Oficina de preferência com voluntários. Mais ou menos como fizeram no tempo dos oito anos do fundamental virarem nove. Trocaram apenas o nome.

5- Falando em voluntários, outro dia em visita a uma escola técnica profissionalizante de São Paulo, o coordenador me explicava que era muito difícil poder contratar alguém para as Oficinas de jardinagem, carpintaria, aquecimento solar, pois os que sabiam não eram formados e os que eram formados não sabiam ou não queriam dar jardinagem. Com esta medida provisória a problemática deste coordenador de não poder dar, com dinheiro público, uma “ajuda de custo” ou um “agrado” ao jardineiro que virou professor, sabem porque? Porque a medida provisória introduz o “notório saber”. Será possível contratar professores que tenham “notório saber” em determinada área do conhecimento, mesmo que não seja formado na área.

E mais uma vez os professores são aviltados, desvalorizados, substituídos... Ai,ai,ai! Me lembrei de uma certa propaganda onde o homem que estava em uma arquibancada torcendo em um jogo de futebol descia da arquibancada e de repente estava dentro de uma quadra de esporte dando aula de educação física e aparecia um “@amigos da escola” . Então, relembrou? Era uma propaganda de um dos Bancos que patrocina o “Todos pela Educaçao”. 



5- A ideia defendida pela medida provisória é entre o primeiro ano e o segundo, ou após seis meses, fazer um redirecionamento para universidades ou cursos técnicos. Será que não anteciparão o inferno que é o vestibular para estes adolescentes? Terão nossos meninos de 14,15 anos maturidade para escolher se vão para curso técnico ou para universidade.
Nosso consolo é que na Alemanha tal direcionamento é feito aos 9 anos o que corresponde a uma condenação: condenar o alemãozinho a ir para uma universidade ou ser um técnico a partir de sua performance na infância. Triste herança do seletivo Hitler. Aqui pelo menos a desilusão será aos 15 anos juntinho com a condenação para ter um ensino superior ou técnico.

6- O MEC dar ênfase a formação do professor é bem compreensível pois na compra da Saraiva foi publicado que o interesse era APOSTILAR os cursos universitários como já se faz em várias franquias como por exemplo na Estácio de Sá que é uma universidade de grupo estrangeiro.

7- Acabar com a Educação Física e Artes dos adolescentes é acabar com as habilidades,  criatividade e sensibilidade dos estudantes. Ainda mais os adolescentes que tanto gostam de teatralizar, cantar, correr, jogar...

Justificaram que nem todas as escolas estão preparadas para a prática esportiva e não ministram a carga horária necessária a estas matérias. Fiquei pensando que é quase a mesma coisa de uma assistente social solicitar o CORTE DA ÁGUA de uma casa onde os membros da família estão adoentados porque não tomam banho e nem escovam os dentes ...

É o FEBEAP Festival de Besteiras que Assola o Pais.

E o que é pior, assola o país de Paulo Freire, esta pátria que continua com o impassível busto de bronze do professor mundialmente reconhecido, que com seus olhos profundos contempla tudo da porta do prédio do MEC em Brasília.


CONCLUINDO: continua tudo na mesma! Menos, é claro o bolso dos proprietários da Time e outras publicações internacionais juntamente com os daqueles animaizinhos que o Jô Soares carregava dentro de uma gaiola na década de oitenta, no Viva o Gordo, o corrupto. NÃO BASTA COMBATER A CORRUPÇÃO, É PRECISO PREVENI-LA.

 As medidas deste DECRETO são medidas que chamo de "colocar o glacê no bolo e alguns moranguinhos”. 


O problema é que o bolo da educação está velho, embolorado,  solado e apodrecido pela divisão de séries, faixa etária, aula frontal onde o centro é o professor, aulas coletivas, conteúdos fragmentados impostos e separados, estudos impostos e objetivando aprovação em provas externas e todas as amarras que fizeram e vêm fortalecendo os nós que amarram e prendem os estudantes, desde o século XVIII – XIX aos moldes do exército da Prússia, criando soldados que não pensam e obedecem, obedecem, obedecem.

Para mim, este decreto é apenas mais um passo ditatorial que afastará o estudante do prazer de estudar e da capacidade de pensar.

Meu consolo é que nesta semana estaremos reunindo mães com filhos pequenos que não querem seus filhos com dor de barriga e vômito cultural porque comeram deste bolo envelhecido e iremos, com elas, construir uma Comunidade de Aprendizagem.



Somos Românticos Conspiradores e cremos que ainda há esperança para construir o novo anunciado no III Manifesto pela Educação: Mudar a Escola, Melhorar a Educação, Transformar um País.      HTTP://curto.co/3manifesto
ElyPaschoalick
Se lhe serviu para alguma reflexão, divulgue e leia também o artigo: http://elypaschoalickeosprofessores.blogspot.com.br/2016/09/mudar-e-dificil-fingir-que-muda-e-mais.html


SOBRE AS MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO: MAIS UM GLACÊ E ALGUNS MORANGUINHOS SOBRE O APODRECIDO BOLO EDUCACIONAL.



Logo pela manhã recebi, em meu whatsapp, uma mensagem que me solicitava um comentário sobre minha opinião a respeito das mudanças do Ensino Médio. A mensagem dizia:

“Oi Ely, o MEC divulgou hoje, mudanças no currículo do ensino médio e enalteceu a importância de melhorar a formação do professor.  A mudança do currículo, pelo que entendi , seria dividi-lo em duas etapas : a 1ª seria comum a todos e a 2ª poderia ser escolhida pela aptidão do aluno, entre humanas e exatas. Muito parecido como era no nosso tempo em que escolhíamos entre científico , clássico e escola normal. Só que agora estão propondo uma primeira etapa única antes da escolha por aptidão.  O que vc acha ? Seria uma volta ao passado ? Como foi o fim da aprovação automática ? Eu sinceramente pensei que eles fossem mexer antes,  no currículo do Fundamental. Bjs”

Já que você me faz muitas perguntas em um só texto vou procurar lhe explanar meu ponto de vista:

1-Toda mudança sob decreto é ditadura e isto não me agrada. Alguns dizem que o decreto era a única maneira do Senado e população discutirem... Que absurdo! É lógico que não, se uma mudança de lei seguisse os caminhos da democracia é que seus quesitos seriam amplamente discutidos. Aliás, esta necessidade vem desde que o Brasil condena ao Vale do NEM (nem trabalha e nem estuda) dois milhões de jovens por ano e a discussão vem desde o governo Dilma https://m.youtube.com/watch?sns=fb&v=cpkZ597aw_o  , a urgência agora está justificada no item 2 a saber:

K2-Desde 2011 os grandes parques gráficos internacionais (Pierson - Kroton) se aportaram por aqui comprando editoras e franquias. http://elypaschoalickeosprofessores.blogspot.com.br/2011/01/tecnologia-na-educacao-i-sistema-de.html
Há pouco mudaram até a lei da proporcionalidade de quotas estrangeiras diminuindo a exigência das quotas nacionais. A última negociação foi com a gráfica Editora Saraiva e falaram publicamente e claramente que era um passo muito importante para apostilar as universidades.

3- Quem está por trás deste decreto e que já vinha há tempos estudando e discutindo com os educadores sobre “idade certa para alfabetização”, “currículo único da educação” e outras políticas públicas é o movimento <Todos pela Educação> que é financiado pelos cinco maiores bancos do Brasil, demonstrando mais uma vez que o interesse é comercial e não pedagógico.

4- Quem exige o aumento da carga horária de meio período para período integral é o Banco Mundial e VAI TER QUE SER E PONTO. O que os políticos criaram depois de muito pensar sobre como fazer esta mudança gastando o mínimo possível, criaram um PNE (Plano Nacional de Educação ) onde além de determinar que período integral é composto por 6 horas; criou a estratégia de fazer aos poucos ou seja 105 para o ano de x, y% para o ano de ... até que em 2027 prometemos ter todos estudando em período integral de seis horas.
Até lá a ideia governamental é usar voluntários, no Fundamental usam o dinheiro do + educação; do + cultura e agora, pelo menos no estado de Minas, contrataram oficineiros e proibiram fazer reforço ou lição de casa no contra turno, mesmo de 8 horas, com a justificativa de que cansa os meninos, porém assim não precisa de ter professores, basta cuidadores. Então sobre período integral  penso que o governo vai gastar talvez em refeitório e comida porque para as duas horas a mais vai colocar horário de refeição descanso e uma Oficina de preferência com voluntários. Mais ou menos como fizeram no tempo dos oito anos do fundamental virarem nove. Trocaram apenas o nome.

5- Falando em voluntários, outro dia em visita a uma escola técnica profissionalizante de São Paulo, o coordenador me explicava que era muito difícil poder contratar alguém para as Oficinas de jardinagem, carpintaria, aquecimento solar, pois os que sabiam não eram formados e os que eram formados não sabiam ou não queriam dar jardinagem. Com esta medida provisória a problemática deste coordenador de não poder dar, com dinheiro público, uma “ajuda de custo” ou um “agrado” ao jardineiro que virou professor, sabem porque? Porque a medida provisória introduz o “notório saber”. Será possível contratar professores que tenham “notório saber” em determinada área do conhecimento, mesmo que não seja formado na área.

E mais uma vez os professores são aviltados, desvalorizados, substituídos... Ai,ai,ai! Me lembrei de uma certa propaganda onde o homem que estava em uma arquibancada torcendo em um jogo de futebol descia da arquibancada e de repente estava dentro de uma quadra de esporte dando aula de educação física e aparecia um “@amigos da escola” . Então, relembrou? Era uma propaganda de um dos Bancos que patrocina o “Todos pela Educaçao”. 



5- A ideia defendida pela medida provisória é entre o primeiro ano e o segundo, ou após seis meses, fazer um redirecionamento para universidades ou cursos técnicos. Será que não anteciparão o inferno que é o vestibular para estes adolescentes? Terão nossos meninos de 14,15 anos maturidade para escolher se vão para curso técnico ou para universidade.
Nosso consolo é que na Alemanha tal direcionamento é feito aos 9 anos o que corresponde a uma condenação: condenar o alemãozinho a ir para uma universidade ou ser um técnico a partir de sua performance na infância. Triste herança do seletivo Hitler. Aqui pelo menos a desilusão será aos 15 anos juntinho com a condenação para ter um ensino superior ou técnico.

6- O MEC dar ênfase a formação do professor é bem compreensível pois na compra da Saraiva foi publicado que o interesse era APOSTILAR os cursos universitários como já se faz em várias franquias como por exemplo na Estácio de Sá que é uma universidade de grupo estrangeiro.

7- Acabar com a Educação Física e Artes dos adolescentes é acabar com as habilidades,  criatividade e sensibilidade dos estudantes. Ainda mais os adolescentes que tanto gostam de teatralizar, cantar, correr, jogar...

Justificaram que nem todas as escolas estão preparadas para a prática esportiva e não ministram a carga horária necessária a estas matérias. Fiquei pensando que é quase a mesma coisa de uma assistente social solicitar o CORTE DA ÁGUA de uma casa onde os membros da família estão adoentados porque não tomam banho e nem escovam os dentes ...

É o FEBEAP Festival de Besteiras que Assola o Pais.

E o que é pior, assola o país de Paulo Freire, esta pátria que continua com o impassível busto de bronze do professor mundialmente reconhecido, que com seus olhos profundos contempla tudo da porta do prédio do MEC em Brasília.


CONCLUINDO: continua tudo na mesma! Menos, é claro o bolso dos proprietários da Time e outras publicações internacionais juntamente com os daqueles animaizinhos que o Jô Soares carregava dentro de uma gaiola na década de oitenta, no Viva o Gordo, o corrupto. NÃO BASTA COMBATER A CORRUPÇÃO, É PRECISO PREVENI-LA.

 As medidas deste DECRETO são medidas que chamo de "colocar o glacê no bolo e alguns moranguinhos”. 


O problema é que o bolo da educação está velho, embolorado,  solado e apodrecido pela divisão de séries, faixa etária, aula frontal onde o centro é o professor, aulas coletivas, conteúdos fragmentados impostos e separados, estudos impostos e objetivando aprovação em provas externas e todas as amarras que fizeram e vêm fortalecendo os nós que amarram e prendem os estudantes, desde o século XVIII – XIX aos moldes do exército da Prússia, criando soldados que não pensam e obedecem, obedecem, obedecem.

Para mim, este decreto é apenas mais um passo ditatorial que afastará o estudante do prazer de estudar e da capacidade de pensar.

Meu consolo é que nesta semana estaremos reunindo mães com filhos pequenos que não querem seus filhos com dor de barriga e vômito cultural porque comeram deste bolo envelhecido e iremos, com elas, construir uma Comunidade de Aprendizagem.



Somos Românticos Conspiradores e cremos que ainda há esperança para construir o novo anunciado no III Manifesto pela Educação: Mudar a Escola, Melhorar a Educação, Transformar um País.      HTTP://curto.co/3manifesto
ElyPaschoalick
Se lhe serviu para alguma reflexão, divulgue e leia também o artigo: http://elypaschoalickeosprofessores.blogspot.com.br/2016/09/mudar-e-dificil-fingir-que-muda-e-mais.html