Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

COMO PASSEI DE 180 kg. PARA 78 Kg.eliminando 102 quilos.

Eu recebi uma benção que é um milagre do Senhor Jesus.

Eu pedi a Ele que eu fosse uma MULHER MAGRA com DISCIPLINA para comer e PERSISTÊNCIA na disciplina e Ele me concedeu muito mais abundantemente além do que eu pedi (Efésios 3:20) pois sou uma mulher magra, bonita, elegante e com saúde.

Hoje, dois anos depois de minha campanha de oração eliminei 102 Kg.


Deus, em sua infinita sabedoria, me encaminhou a fazer uma terapia denominada "CONSTELAÇÃO FAMILIAR". Participei de um grupo desta terapia com o objetivo de ser uma mulher magra.

Minha irmã Maria Zelinda me presenteou com um livro onde o autor orientava que comece inicialmente nas refeições tudo o que fosse cru de maneira que ao ingerir os alimentos processados no fogo (mais calóricos) eu já estivesse saciada.

A campanha de oração, as terapias (Análise Transacional e Constelação Familiar), a mudança de meus hábitos alimentares ingerindo primeiramente alimentos crus, trabalharam em minha alma, minha mente e meu corpo para que eu eliminasse 40 Kg.no período de um ano antes de operar o estomago.

Após estes 12 meses de emagrecimento Deus me possibilitou que o Serviço Público de Saúde me operasse colocando um anel em meu estômago e que eu emagrecesse mais 62 Kg. nos 12 meses após a operação e depois retirei uma hérnia lateral que abrigava meu intestino.

Deus encaminhou as mãos dos médicos Dr. Renan Escalante e Dra. Maria Conceição para que fossem mediadores deste milagre do Senhor Jesus, no Hospital Escola da UFU - Universidade Federal de Uberlândia.

Hoje, com sessenta anos, como de tudo porém ainda peço disciplina na alimentação e persistência na disciplina para continuar sendo uma mulher magra, com saúde, por todos os dias de vida que Ele me conceder.

Para que não fique apenas em minhas palavras envio minhas fotos,que autorizo a publicação.


Esta foto foi tirada em 1998 no dia em que Jesus me livrou da depressão e das dores intestinais que eu tinha porque meu intestino se alojou na hérnia incisional que se desenvolveu após minha operação de retirada do rim esquerdo.
 Esta foto foi tirada em março de 2011 após ter eliminado 92 Kg. Hoje, junho de 2011, estou 10 Kg. mais magra.

                                                                       Abril de 2011

                                                                Abril de 1999

  Eu e Mirtes, coordenadora da Escola Polyana, em excursão para Araxá em 1991 quando eu tinha 40 anos.
Pr. Márcio, Cantor Régis Danesi, sua esposa, eu e Pr. Eurípedes em maio de 2011 quando eu tenho 60 anos.

                           Eu e meus netos quando eu pesava 160 Kg. depois engordei mais 20 Kg.


Eu e meus netos em junho de 2011- de azul Guilherme, de vermelho Beto e de marron Nikolas. O Dudu, quarto irmão está tirando a foto.

                                              Eu e Beto na cozinha da casa da Nadice.

           Eu, com 78 Kg.  e meus netos Guilherme, Nikolas e Beto em junho de 2011 na festa do MTC - Mocidade do Templo Central. Ainda vou eliminar mais 8 Kg. em nome de Jesus.

                                        Aos 58 anos com 170 Kg. me achando muito elegante.

             Aos 42 anos com 72 Kg. com a hoje, estudante de medicina, Marília Hagliante Samora, ao colo.


                                        Em 2011 me sentindo a sex...sexagenária mais feliz da terra.

                                                             Aos 60 anos com 78 Kg.
                                Aos 42 anos com 72 Kg. Me aguardem com 62 anos e verão...

                                                  COMO TUDO COMEÇOU



Em janeiro de 2005 eu fui ao aniversário de 100 anos de minha tia Chiquinha e entendi que se continuasse gorda não ficaria velha pois não há velhos gordos. Eles morrem antes. Aquela conclusão começou a me incomodar e eu desejava muito envelhecer. 10 meses depois, em 4 de outubro me incluí na fila da operação bariátrica na UFU. Pesava na ocasião 172 Kg. e tinha 54 anos.



Eu e minha prima chará Ely Paschoalick, educadora e autora de livros didáticos de matemática e outros. Comemorávamos os cem anos de tia Chiquinha e eu começava a compreender a necessidade de emagrecer.


Em 2008 soube da notícia de que gordos que não passam em porta os bombeiros quebram a parede para retirá-los do quarto, geralmente para morrer. Eu queria viver e iniciei uma mudança alimentar.



      Na foto, Nilson me agracia, em nome da Equipe Semap-semapinho, com uma cesta de frutas. 

Março de 2009, percebi que engordava em média 2 kg. por mês e resolvi dar um BASTA! Em plena páscoa iniciei uma alimentação baseada em comer alimentos crus, não processados em fogo e pela manhã apenas ingerir um suco feito com 7 ingredientes: 1 beringela, 1 maçã, 1/2 beterraba, 3 cenouras, 1 laranja, 2 folhas de couve e 1 colher de linhaça. Este suco, que tomei por 12 meses toda manhã, sem me alimentar com mais nada até a hora do almoço, me auxiliou a iniciar minha disciplina alimentar.  (As nutricionistas diziam que era muito calórico, mas eu me adaptei muito bem e emagrecia os 10% do peso que qualquer regime emagrece.


Eu e minha amiga Tamara Sanches, missionária em Portugal. Tamara já me viu pelo skype e ficou boba ao constatar o que Jesus fez em minha vida.


              Neste dia, ao ministrar o workshopp Dinâmicas de Grupo e Apresentações Missionárias iniciei, juntamente com as irmãs do Círculo de Oração e o ministério de pastores da Assembléia de Deus de Uberlândia,  uma campanha de oração para Deus me dar disciplina na alimentação e persistência na disciplina.


                               Pr. Álvaro e Saulo muito me apoiaram com suas orações e conselhos.

Janeiro de 2010 - por ocasião da gincana de confraternização Semap-semapinho. Estava eliminando peso e me preparando para a operação.

                                   Eu e Rosangela por ocasião da abertura da Primeira Feira das Nações.
Eu e meu querido Pr. Álvaro. Ao fundo Pr. Eurípedes, sempre nos prestigiando. Observem como meu intestino estava alojado na hérnia ao lado esquerdo de meu corpo.


Pr. Márcio e Pr. Álvaro realizando o sorteio das bicicletas por ocasião da Primeira Feira das Nações.

                             Saulo Gregório e sua esposa, minha amiga Meire, no casamento de Dayane e Fernando (bonecos Semapinho e Semapinha). Ao lado do noivo minha amiga Lúbia e Pr. Antonio com sua filha.

                               Observem que eu só usava sandálias havaianas e roupas bem largas.
              Parecia imposível voltar a ter aquele corpo dos meus 40 anos como estou nas fotos abaixo:


                     Com os professores nota dez: Mônica de Geografia; Cibele de Ciências; e Marcelo de Inglês.
Eu, na ocasião diretora da escola, sou a de saia azul. 



                  Eu e minha filha Vanessa em uma exposição de artes dos alunos do Anglo-Polyana.
                                  Casamento da nossa querida Sandra: Mirtes, mãe da noiva, Sandra, noivo e eu.

Mas para Deus nada é impossível, continuei com minhas orações e emagreci 40 Kg. Achei que estava magérrima.

Nas fotos abaixo estava com 140 Kg. a endocrinologista da UAI - Unidade de Atendimento Integrado do bairro Pampulha de Uberlândia ficava boba de ver que eu emagrecia mais do que os 10% previstos para regimes.

Como já eliminara 22% do meu peso original a endocrinologista resolveu me medicar.

Continuei o uso de medicamentos para pressão alta e iniciei o uso de cloridrato de sibutramina para ajudar na eliminação do peso. Graças ao bom Deus usei apenas três meses tal medicamento pois logo saiu minha operação. 

Manhã : 1 comprimido de hidroclorana 25 mg e  1 compr. de Nifedipress 20 mg e Sibutramina genérico.
E noite 1 comprimido de Nifedipress 20 mg

Hoje, estou livre de todos os comprimidos apenas tomo 1 comprimido de vitaminas, minerais e cálcio.

                                  Aqui, após eliminar 40 Kg. com 140 Kg. achava-me magérrima. Mas fazia um controle alimentar rigoroso baseado em me pesar e prestar atenção no que comia: 

1-Descobri que arroz e feijão mesmo que pouco me engordava muito.

2-Li um livro espanhol que minha irmã Zelinda me enviou e me ensinava que as coisas cruas não engordavam.

3- Aprendi a comer tudo cru primeiro, depois as carnes e por último apenas quatro colheres de carboidrato por dia. Eu as distribuía entre almoço e janta. 

4-Pela manhã, até 12 horas, continuei com o suco descrito acima.

Nos finais de semana ficava mais difícil pois tinha que resistir às lasanhas, macarronadas, arroz e feijão , bolos e outras guloseimas que família de gordo gosta. Mas Deus me dava forças para não querer mais ser gorda e então resolvi AGIR mesmo que seja da maneira mais difícil.

Comemorava cada vez que resistia à Páscoa, ao aniversário de 5 netos, ao meu aniversário e a um delicioso almoço do dia das mães e estava muito orgulhosa por ter vencido estas batalhas com meus 3 inimigos:
                
                       SÓ UM POUQUINHO – SÓ HOJE – SÓ PARA EXPERIMENTAR!


Mas observem como após emagrecer 40 Kg. ainda era uma mulher gorda. 








                FINALMENTE OPEREI EM ABRIL DE 2010


Antes da operação aprendi com a fonoaudióloga da UFU a mastigar e a colocar apenas a quantidade que cabia em uma unha dentro da boca. 

Eu não fazia nem idéia do quanto era ignorante na matéria de mastigar e o tanto que eu comia depressa demais. 

Na hora da operação, apesar dos esforços do Dr. Renam e da Dra. Conceição, não foi possível remover a hérnia pois não havia ainda lugar para o intestino se alojar no abdomen. 

Os médicos permaneceram oito horas trabalhando em meu organismo, retiraram tudo da hernia, limparam bem e recolocaram no mesmo lugar, aguardando que eu emagrecesse mais. 





                Em agosto de 2010, após 4 meses da operação, ministrando curso de liderança juvenil em São Luiz do Maranhão.

                  No hotel em São Luiz, ainda com os pés inchados, descansando entre uma aula e outra.
                  Aqui compreendi a profundidade e a objetividade de uma META TRAÇADA. Se eu tivesse traçado a meta de EMAGRECER, eu já a teria alcançado e estaria com este corpo da foto.
                  No entanto Deus me inspirou para que eu, lá no começo de tudo, por ocasião da constelação familiar e da campanha de oração, traçasse a meta de SER UMA MULHER MAGRA. Desta maneira, por ocasião de minha viagem ao Maranhão ainda faltavam esforços para alcançar minha META TRAÇADA.


Nas fotos acima estava ministrando um curso para o JCC Jovens Construindo Cidadania em São Luiz do Maranhão. Haviam-se passados 4 meses da cirurgia e eu sentia-me magérrima. 


Nem fazia idéia do tanto que Deus me agraciaria com muito mais. 


Finalmente em dezembro de 2010 a mesma equipe da UFU que me operara fez a retirada da hérnia e a recolocação do intestino em seu lugar. 


Passado quatro, seis meses após a operação da hérnia tornei-me uma mulher magra. 


Glorifico o nome do Senhor Jesus que me auxiliou e peleja por mim. 









34 comentários:

  1. Que beleza que é este nosso Jesus!Parabéns! Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. DEUS e fiel.

    Agradeco a DEUS por esta vitoria.

    Amoooooooo tia Ely.

    Saudades
    xxx

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que vitória linda e emocionante.Parabéns pelo trabalho e determinação!!! É a demonstração da força e da luz que você traz dentro de você!

    ResponderExcluir
  4. Que coisa linda, estamos emocionados por voce aqui no Egito. Deus continue te abencoando.
    Minha familia te ama muito
    Gand dos Araujos

    ResponderExcluir
  5. Ola Ely, Paz do Senhor,

    eu e Anaisa estamos maravilhados em ver suas fotos. Parabens por essa vitoria tao grande que O Senhor te concedeu!
    voce esta muito linda charmosa e elegante.... sempre foi... agora esta muito muito mais!!!
    PARABENS TAMBEM PELOS SEUS 60 ANOS...

    Nos te admiramos muito. Voce e um exemplo de coragem, fe, determinacao e superacao!

    Que Deus te use muito pra trazer esperanca pra muita gente que acha que nao tem jeito pra eles. Pois podemos ver tao claro o milagre do Senhor na sua vida!

    abracao nosso com muita saudade...
    Cleiton Anaisa e Mariana

    ResponderExcluir
  6. Ola Ely, Paz do Senhor,

    eu e Anaisa estamos maravilhados em ver suas fotos. Parabens por essa vitoria tao grande que O Senhor te concedeu!
    voce esta muito linda charmosa e elegante.... sempre foi... agora esta muito muito mais!!!
    PARABENS TAMBEM PELOS SEUS 60 ANOS...

    Nos te admiramos muito. Voce e um exemplo de coragem, fe, determinacao e superacao!

    Que Deus te use muito pra trazer esperanca pra muita gente que acha que nao tem jeito pra eles. Pois podemos ver tao claro o milagre do Senhor na sua vida!

    abracao nosso com muita saudade...
    Cleiton Anaisa e Mariana

    ResponderExcluir
  7. ler o seu depoimento me deixou maravilhada, estou passando uma fase muito dificil para emagrecer. Seus comentários e conselhos aqui postados não poderia ter vindo em hora melhor, uma inspiração. Estes dias vi a irmã na praça Sergio pacheco e tenho certeza de que a vi após acessar o seu blog e ver suas fotos, pq vc realmente está muito diferente, elegante, linda! Quando a vi fiquei com bastante duvida... O nosso Jesus realmente é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Que Deus te abençoe muito. Tambem vou pedir pra Deus. Quem sabe ele dá esse presente pra mim tambem.
    Beijos
    Mara Elisa

    ResponderExcluir
  9. ely, a sua real beleza está no legado que você deixou para uma geração inteira de alunos (felizmente, entre os quais estão meus filhos); sua real beleza está nas suas atitudes repletas de desprendimento; sua real beleza está na sua perseverança, sua luta constante, sua colaboração efetiva no encaminhamento de crianças e jovens...
    mas, eliminando seu sobrepeso, você se proporcionou, também, voltar a ser bela fisicamente, além de readquirir saúde, o principal para que você continue a nos dar de si, ainda por muito mais tempo.
    parabéns pela vitória
    um beijo carinhoso - ana luiza morganti

    ResponderExcluir
  10. minha amiga! que grande tudo o que Deus fez em tua vida, e eu sou testemunha disto,vi muito sofrimento e muitos dias de lágrimas e até mesmo humilhaçao, e tantas vezes falta de compreensao de pessoas com um problema que nao se resolvia da noite pro dia, mas Deus foi e é muito maravilhoso mesmo. eu glorifico a ele pela força que te deu, e te parabenizo!vc ja era linda e agora est2á mais... um abraço! sua amiga lubia

    ResponderExcluir
  11. que maravilha!! e eu sou testemunha de tudo isto, mas glorifico a Deus pela forç2a que Ele te deu.parabens!!! continue assim. linda e chique! um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Querida prima Ely vencedora pela fé de Efésios 3, 20 - 21 que é o final da doutrina sobre o amor de Cristo realizado na humanidade unida a Cristo.
    Em 2011 você e sexagenária. Que dia quando e onde vai ser a festa sua com Jesus Salvador?
    Não li ainda todos os itens enviados por seu e-mail mas vou ler todos especialmente meditar sobre educação. Mas gostei muito em seu blog onde você conta à vista da foto com tia Chiquinha que você queria viver mais como nossa tia.. Mas digo que gostei mais foi de sua foto com chapeu encabeçando o blog pois você ali me lembra muito os traços de minha mãe Helena, sua tia.
    Gostei também de ver duas fotos dos 100 anos de Tia Chiquinha que estão em seu bolg e que foram as fotos que eu lhe enviei. Tão bem aproveitadas.

    ResponderExcluir
  13. Ely, meu coração mais que se alegra com sua vitória, ele fortalece.
    Tivemos pouco tempo para nos conhecer, mas para mim foi o suficiente para sentir sua determinação e carinho.
    um grande beijo
    essa música em anexo dedico a vc
    mas, sou eu, vc e tantos que buscam e acreditam na nossa vitória.
    preste atençao na letra.
    cris paula

    ResponderExcluir
  14. Leninha,
    Ely, companheira da luta em São Luiz,
    Não fico admirada quando lhe vejo tão linda e completa, sabia que você conseguiria seu objetivo.
    Quantas vezes me disse que seria uma "Mulher magra", e aí está.
    O que fico maravilhada com você é sua determinação, fé e a busca constante em executar suas propostas.
    Um beijo bem profundo de quem lhe admira muito.
    Leninha. 26/06/2011

    ResponderExcluir
  15. Meu Deuuuuuuuuus irma Ely estou barbe na caixa surpresa como a senhora esta bem mais magra depois que vim para cá e que roupas são estas? kkkkkkkk uma mais bonita que a outra, até saia jeans, heeee agora ninguém segura, minha gente kkkkkkkkkkkkkkk. Parabéns a senhora merece cada kg que se foi, eu vi a luta da senhora e o quanto Deus lhe ajudou. Estou orgulhosa.

    Beijos e muitas saudades, fica com Deus
    Depois te ligo kkk

    ResponderExcluir
  16. Uau amiga, parabéns, fiquei muito feliz ao vê-la linda e vitoriosa.
    Amei a foto da Mirtes com vc, pois lembrei de meu tempo na Polyana, tbem, não é?
    bjim
    Fernanda
    Espaço Neuropsicopedagógico
    Estimulação Neurodidática

    ResponderExcluir
  17. Cássia Bomfim...
    Ely, em primeiro lugar que Jesus continue te usando para fortalecer os fracos e desanimados.Glórias ao Senhor por tanta perseverança. Sinto-me honrada com todo o seu depoimento. Há quanto tempo nos conhecemos, não é?? Sempre te admirei como pessoa, como profissional, agora mais ainda como serva do Senhor...Não posso entrar muito em detalhes, mas amada do Senhor preciso muito de você, de suas orações e sobretudo de seu aprendizado (em todos os sentidos). É muito ruim a gente ser menosprezada por aparência, às vezes até humilhada. Infelizmente muitas pessoas só te valorizam pelo que os olhos conseguem ver, não por sua sensibilidade, amor, coração... Nesse ponto, somos sim discriminados, quando não se tem o padrão de beleza imposto por uma sociedade que também precisa de ajuda...Jesus te abençõe sempre e te possibilite a chance de estender as mãos aos que necessitam, em especial nessa área. Você é uma sexagenária abençoada. Glórias ao Senhor por isso e por sua vida. Ele sempre te amou e continuará te amando. Auxilie aos que precisam aprender a perseverar... Forte abraço e me liga...Beijos..

    ResponderExcluir
  18. Ely
    Parabéns, fico muito feliz por seu testemunho. Que o Senhor Jeus continue te abençoando ricamente...
    Te espero no café consigo mesmo.
    Com carinho
    Divina Rita

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, Ely

    PARABÉNS,

    os teus melhores dias ainda estão por ser vividos...
    que a força de nosso senhor continue viva em todos os
    seus dias...

    Grata, pela força...

    Beijos

    Arlene

    ResponderExcluir
  20. Tatiane B.R. de Almeida27 de junho de 2011 às 06:03

    Querida Professora Ely:
    Antes de tudo a Paz do Senhor Jesus!
    Essa felicidade é dupla,pois além de se tornar uma mulher de DEus,se tornou um templo maravilho do Espírito Santo,é motivo de louvor ver o que o nosso Pai realizou em sua vida,é possível ver em seus olhos algo que nunca tinha visto antes,alegria de viver.Deus continue te abençõando ricamente,e mande um abraço para minha querida Tati,minha chara....Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela fé em Deus, disciplina,coragem e persistência.

    Você foi e está sendo um exemplo para todos.

    Sucessos sempre! Jesus é fiel amigo para tudo.

    Bjim! Julie Ana e família.

    ResponderExcluir
  22. A paz do Senhor Ely.
    Parabéns por todas as etapas difíceis que vc venceu.
    Que Jesus continue lhe abençoando em toda a sua jornada.
    Um abração, Malu

    ResponderExcluir
  23. Linda como JESUS!!!!!Parabéns...

    ResponderExcluir
  24. Pessoal,

    Muita fé em Deus, disciplina, força de vontade, persistência e contribuição da medicina.

    Traballhei com a Ely e vivenciei o desafio dela com o excesso de peso.

    Vale a pena conferir! Julie Ana

    ResponderExcluir
  25. Olá Ely, boa tarde!

    A sua história é exemplo para todos nós.
    Parabéns pela coragem de dividí-la com a gente.
    Mulher guerreira, determinada e exemplar.

    Você é, com toda a certeza, uma vitoriosa.
    Deus lhe abençoe!

    Grande abraço e até breve!

    Att.

    Romero Machado
    Diretor - WBS.
    34 3214-5251 / 9199-4623
    www.wbsconsultoria.com.br

    ResponderExcluir
  26. POR ISSO E MUITO MAIS QUE EU TE AMO.

    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    SEMPRE SEREI SUA FÃ.

    BJS
    Fabiana de Oliveira Gomide

    ResponderExcluir
  27. Ely, só Jesus opera maravilhas em nossas vidas, e com certeza mais uma vez Ele te usou para que outras pessoas acreditem no milagre. Voce está ótima, tão linda fisicamente quão lindo é seu coração. Que Jesus, continue te usando sempre em todas as áreas de sua vida, para que voce prossiga sendo exemplo de vitória em Cristo. Parabéns!!!
    Angela Maria Pinho Palmezoni

    ResponderExcluir
  28. Olá irmã Ely, Paz do Senhor.

    Fico feliz em ver que a senhora está bem. Jesus é bom!!!

    Parabéns pela imensa força de vontade e disciplina.

    Abraços,Leonardo Novais de Oliveira

    ResponderExcluir
  29. Ely, sempre tive muita admiração e carinho por vc. Vc foi presenteada por Jesus e não o decepcionou, honrou cada oportunidade que Ele te concedeu. Deus te abençoe muito e que vc tenha uma longa e linda vida para abençoar ainda, muito mais pessoas.

    um beijo e um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  30. amada Ely, superação,é a palavra certa...nos últimos anos temos visto tudo que Deus tem feito na sua vida, entre lágrimas agradeci a Deus por ter presenciado o antes e o depois, e não só no caso da perca de peso e consequente ganho de um novo corpo, mas sim por ter ganho uma nova vida em Cristo, quando vc foi pela primeira vez na igreja, percebi que nossas orações não foram em vão, onde eu junto com 2 amigas da escola que trabalhávamos intercedíamos para Deus anular a influencia da filosofia religiosa que passavas, opostas às verdades bíblicas, nas palestras administradas, sendo nossa chefe maior. em meados de 1995 a 1998. percebo a grandiosa generosidade de Deus para com vc, e com todos que o buscam em verdade. me vejo exatamente na mesma situação que naquela época, em relação a meu superior, mas não havia percebido que seria preciso começar a orar, mas vendo tudo isto, o rosto de Deus refletir em vc, me acedeu a chama da intercessão, e tenho novas colegas que serão minhas companheiras de oração, depois darei o testemunho para vc.
    Fique na paz, com muito amor em cristo, Obrigado Jesus... RENILDA

    ResponderExcluir
  31. Oi, Ely!
    Meu nome é Carolina, fui aluna do Anglo e sob sua coordenação, lembro-me muito de você e do excelente trabalho que você fazia, sempre tive a impressão de que a qualidade da escola naquela época, anos 90, devia-se muito à seriedade do seu trabalho. Fico extremamente feliz com a vitória que Jesus te deu e da qual você está desfrutando com tanta gratidão e alegria. Parabéns e que você possa ser usada para abençoar muitas pessoas com seu testemunho. Hoje trabalho com a Dra Conceição e com o Dr José Renan, sou psicóloga no Centrobeso. Sou muito feliz também, por trabalhar com pacientes que querem viver o processo de emagrecimento. Que você continue sempre com essa alegria e gratidão a Deus! Abraços, Carolina Moreira

    ResponderExcluir
  32. Deus seja louvado pelo milagre grandioso que fez em sua vida!!!!

    ResponderExcluir
  33. Gostei mto de ler a sua história. Parabéns, e q Deus continue t iluminando.

    ResponderExcluir
  34. Meus parabéns pela força de vontade. Que Deus ainda faça muitos milagres em sua vida, pois olhos não viram, ouvidos não ouviram o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2:9

    ResponderExcluir