Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

OS PEQUENOS ABUSOS DE PODER LEGITIMAM OS GRANDES



Maria Montessori, médica psiquiátrica, arquiteta, matemática e pedagoga italiana declarou, por ocasião da segunda guerra mundial, a frase que é título dessa reflexão: “Os pequenos abusos de poder legitimam os grandes!”.

Na sociedade atual brasileira há pessoas que consideram ser produto de muita inteligência “dar um jeitinho” para conquistarem o que desejam fazendo uso de mentiras, subterfúgios e manipulações.

Com a justificativa de que o mundo é dos espertos fazem uma inversão de valores considerando como sinônimas as palavras esperteza e inteligência, assim como, o que é desejo  e o que é direito.

Alicerçados nestes falsos significados de esperteza e direitos, os brasileiros contemplam cotidianamente uma sucessão de fatos como passar à frente de pessoas que estão aguardando em uma fila; arrumar emprego por indicação de amizade (QI – quem indica); solicitar uma nota fiscal em maior valor do que o real serviço utilizado; estacionar veículos em locais proibidos; burlar o sistema fazendário em relação às declarações e pagamentos de impostos; chegar atrasados em compromissos e outros.

Tais erros, avaliados como pequenos acabam provocando, entre a população brasileira, mais uma distorção conceitual entre o que é comum e o que é normal.

De tão comuns e presentes em diferentes situações sejam elas escolar, social, institucional, organizacional e familiar as pessoas passam a considerá-los normais e não mais se indignam com abusos de poder, criando assim o cenário ideal para a prática da corriqueira corrupção que se apresenta  hoje em meio aos que detêm elevados cargos da administração pública dos bens comuns aos brasileiros.

Isto vem comprovar a legitimidade que pequenos abusos oferecem aos grandes abusos de poder.


2 comentários:

  1. Realmente Montessori foi feliz ao afirmar que Os pequenos abusos de poder legitimam os grandes!”.
    Gostei muito da sua colocação Ely, ou melhor da sua indignação diante de tantos abusos de poder, infelizmente esta é uma praga que se estende em todas as esferas da sociedade. Mas ainda existem aqueles que não se dobraram diante desta traça "ABUSO DE PODER"


    ResponderExcluir
  2. Olá Ely, vc é uma pessoa muito especial para todos, que DEUS dê a vc porção dobrada do seu Espírito e sabedoria para continuar caminhando no meio do seu povo.Pr Jorge Hamilton

    ResponderExcluir