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terça-feira, 25 de junho de 2013

CUIDADO COM OS ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA A EDUCAÇÃO!

Este artigo foi publicado na coluna educação da UIPI - Portal



Comento neste artigo sobre o quinto pacto proposto dia 24/06/2013 pela presidente e alerto sobre o pensamento simplista de que com mais dinheiro obteremos melhor qualidade na educação.




Cada vez que a presidente Dilma fala em royalties do petróleo todo para a educação eu me arrepio e vejo nossas divisas indo para uma Consultoria Americana ou algo similar que vai nos ensinar a oferecer uma educação de QUALIDADE aos brasileirinhos e brasileirinhas!

Não sou contra o dinheiro do petróleo ir para a educação! Isto é ótimo! Isto é excelente!-apesar de que melhor do que isto é garantir que 10% do BIP vá para a educação - Mas o que precisamos garantir mesmo é que o dinheiro destinado à educação não seja gasto em implantação de sistemas que vêem do exterior ou mesmo revestidos de “Sistemas de Ensino” brasileiros, já amplamente utilizados em redes particulares de educação e em algumas prefeituras. 

O que sou contra é que este dinheiro sirva para reforçar este sistema de ensino brasileiro, que não obstante tenha em seu alicerce uma excelente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, nº 9394/96 – está caótico, excludente, agressivo e falido. 

Sou contra que este dinheiro venha a solidificar um sistema que utiliza uma pedagogia do século XVIII, com professores do século XX e alunos do século XXI.

Também não creio que... como um passe de mágica... vem um sistema americano, como o já experimentado numa favela do Rio de Janeiro, que solucione os problemas de ensinagem do nosso sistema... Muito menos creio que o simples uso de móveis modulados, tablets ou lousas digitais melhorem a educação deste país. 

Desde 2011 quando li no Estadão: “A Pearson é dona do Financial Times e passará a deter o controle dos sistemas de ensino COC, Pueri Domus, Dom Bosco, Name e a gráfica GEB, a Logística e Distribuição, e a Klick Net.” tenho dormido, com este cutelo de americanizarem nosso sistema educacional, sobre minha cabeça. 


De lá para cá crescem as notícias de que esta e aquela prefeitura conveniou-se com este e aquele sistema educacional oferecendo à população carente a mesma qualidade de ensino das escolas particulares. 

Qualidade?

Depois veio a “onda” da lousa digital: Parecia que em meus ouvidos ecoavam sempre uma cantiga que dizia: “Moderno, de qualidade e atual tem que ter lousa digital!” Desta feita tornei a escrever:

Agora, mais recentemente – 2013 - tivemos a visita do Prof. Khan, proporcionada através da Fundação Lemann em parceria com o Instituto Natura e o Instituto Península.

Junto a esta visita o MEC anunciou que adquiriu (comprou, eu não soube de quem e nem por quanto...Se souberem me contem!) milhares de tablets para distribuir aos professores e estudantes.

O que mais me surpreendeu na época foi a dicotomia em que se encontravam os discursos do ministro Aloizio Mercadante com o do professor Salman Khan.




Enquanto o brasileiro falava em aluno, no contra-turno, na escola, sozinho, em seu tablet se auto-reforçando cada vez mais no conteúdo ensinado; 

o estrangeiro falava em professores usando suas horas/aulas para se relacionarem melhor com seus alunos e em alunos monitorando e interagindo com outros alunos e tendo também tempo de sobra, graças às aulas nos tablets para humanizarem a sala de aula focada na relação aluno/professor. 

Realmente falavam línguas diferentes.


Hoje, cada vez que Dilma fala em royalties do petróleo para a educação  me dá um frio no estômago e me parece que estou no meio daquela piada em que o português começa a comunicação de que sua sogra morreu dizendo: ”Sua sogra subiu no telhado...” como ele aprendera a dizer sobre a morte de seu gato. 

Sinto um frio na espinha, pois tenho a impressão que nossa presidente está em rede nacional comunicando: “Brasileiros e brasileiras, vamos gastar os royalties do petróleo pagando royalties aos americanos para oferecermos a nossas brasileirinhas e brasileirinhos o sistema americano de educação...”

Você já pensou cada cabeça do ensino fundamental do Brasil pagando uns 250 dólares pelo direito de usar tal e tal sistema de ensino? 

Já disse o escritor educador Rubem Alves: “É um equívoco pensar que com mais verbas a educação ficará melhor, que os alunos aprenderão mais, que os professores ficarão mais felizes. Como é um equívoco pensar que, com panelas novas e caras, o mau cozinheiro fará comida boa. Educação não se faz com dinheiro. Se faz com inteligência”. 

NAO PODEMOS PERMITIR SISTEMAS AMERICANOS PARA SALVAR A QUALIDADE DE ENSINO DO BRASIL.
 CHEGA DA SÍNDROME DO VIRA LATA QUE ENGOLE TUDO E MAIS UM POUCO GOELA ABAIXO AUTOMATICAMENTE.


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