Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sou Uberlandina, a cidade onde moro, amo, trabalho e sorrio


PARABÉNS à equipe responsável pela mensagem acima:
Imaginare FilmesDireção Cena - Celso Giovanni / Alfredo Valtier / Luis FelipeDireção de Fotografia - Celso GiovanniAssistente de Direção - DorinhaProdução - Michele RezendeProdução Executiva - Brayerson BradamanteSonorização - A Voz da AmericaMontagem - Francisco JuniorPós Produção - Francisco JuniorAgência - AttitudeAtendimento - Lorena Medrado / Adriano Gomides / Orestes GonçalvesCriação - Adriano Gomides / Flávio Mex




Sou Uberlandina e tenho orgulho disto inclusive da alcunha "uberlandina" que num grande lance de criatividade nos foi legado pelo saudoso e querido jornalista Luiz Fernando Quirino, pai do chargista Mauricio Ricardo do site de humor mais visitado do país: http://charges.uol.com.br/


Quando me encontrava com Quirino sempre comentávamos sobre a boa safra de Uberlândia em 1972, ano em que eu, ele e mais um monte de uberlandinos viemos para cá e aqui aprendemos a amar esta terra tão bem cantada na mensagem postada acima.

Aqui em Udi pude continuar meu trabalho como educadora inclusiva que já vinha desenvolvendo há anos em São Paulo na capital e na cidade de Sâo Caetano.

A década de 70 foi a década da cidade Industrial, da Souza Cruz, da Universidade Federal ocasião em que tive a honra de ter o primeiro hotel infantil da cidade onde hospedei os filhos dos uberlandinos que aqui chegavam para trabalhar nestes empreendimentos que se alastravam pela cidade e que tanto contribuíram para a edificação desta pujante e querida Udi.

Aqui tive a honra de alfabetizar na Escola Polyana uma imensidade de médicos, engenheiros, fonoaudiólogos, psicólogos, advogados, veterinários, músicos, artistas, políticos, empresários, enfermeiros, jornalistas, professores, vendedores, policiais, bombeiros que hoje são meu maior tesouro pois são meus amigos e sempre sinto uma onda de carinho muito grande quando os encontro seja pessoalmente ou virtualmente.

Gostei muito da mensagem que a Prefeitura divulgou nos desejando um bom ano de 2011 e quis compartilhar esta mensagem com você.

Um grande abraço da uberlandina Elypaschoalick

sábado, 25 de dezembro de 2010

Orgulho de uma professora - Gianechini. Professora de teatro, Encenadora, Atriz, Arterapeuta,"Aprendiz de feiticeira" e de barulhinhos bons.


Hoje tive a imensa felicidade de saber que minha ex-aluna Valéria Gianechini foi agraciada com o premio de melhor atriz do ano com sua participação no filme CHEIROSA.
http://www.youtube.com/watch?v=YmB1PSTex8Y

É impressionante como as lembranças se misturam. Tenho uma imagem de uma menininha loira, cabelos bem lisos, olhos grandes arregalados e que fazia cada pergunta...
Especula, tudo ela queria saber. Por que as formigas andavam em fila...foi uma de suas perguntas inesquecíveis. Daquelas que aperta qualquer professor.

Polyana era o nome da Escola em que convivíamos todos os dias de anos ... um atrás do outro.

Posso com certeza afirmar que lá foi seu primeiro palco e onde recebeu seus primeiros calorosos aplausos.

Aliás, bem no meio do parquinho, tinhamos um antigo quarador de roupa que, por idéia da artista plástica Maria Inês Cunha Vieira Gonçalves, tio Frank colocou quatro mastros nos cantos, unimos os mastros em sua parte mais alta com um resto de lona listrada de branco e azul e lá estava nosso palco encantado onde tia Mirtes apresentava todas as tardes espetáculos improvisados pela alegria e espontaneidade das crianças.

Uma grande e frondosa jabuticabeira fazia o cenário natural e verde.

A escola foi crescendo e construímos uma casinha de bonecas ao lado do palquinho, um parquinho de gangorras, balanços e obstáculos de madeira ao fundo... mas o palquinho era ainda o lugar mágico de preferência da garotada e Valéria estava lá, bem no centro do palco.

O tempo passou... Valéria cresceu... tornou-se profissional...


Hoje eu a encontro no twitter e na net, trocamos alguns e-mails e matamos as saudades.

Há uns três anos atrás nos aproximamos um pouco mais motivadas pela confecção de um projeto de teatro para o hospital do Câncer.

No entanto cremos nas palavras do poeta que "LONGE É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE!" e sempre estaremos perto uma da outra nas lembranças do passado e nas comemorações do presente e do futuro.

Tenho certeza de que vocês ainda ouvirão muito falar em Valéria Gianechini: Professora de teatro, Encenadora, Atriz, Arterapeuta,"Aprendiz de feiticeira" e de barulhinhos bons.

Se você desjar conhecê-la melhor acomapnhe-a pelo endereço: http://valeriagianechini.blogspot.com/

Parabéns Valéria! Obrigada por existir em minha vida.


Publicado no: http://megaminas.globo.com/coluna/educacao



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Meu querido Joaquim, cãozinho docil e amigo de meus netos acaba de falecer. Ele era um Lhasa Apso dos mais lindos e querido.

Estamos todos muito tristes.

Queremos agradecer à zoonose de Uberlândia que prontamente, em tempo record atendeu ao chamado e acolheu nosso querido Joaquim oferecendo-lhe todos os cuidados necessários.

Queremos denunciar um motorista de um carro branco que passou em altíssima velocidade em uma avenida de duas pistas que sai da João Naves e tem apenas 4 quarteirões.

Como pode em três quarteirões pegar uma velocidade tão grande. Para que? Por que?

Meus quatro netos estão inconsoláveis. Joaquim era companheiro do dia a dia.

Era ele que ficava triste ao portão quando os meninos íam à escola e era ele o amigo fiel que abanava o rabo e ficava todo feliz quando os meninos chegavam.

Joaquim deixa muitas saudades e deixa sua companheira Maria Eduarda que mora hoje em outra cidade.


Estamos inconsoláveis.

domingo, 7 de novembro de 2010

22-Minha Redação no ENEM

Me siga no www.twitter@elypaschoalick

Hoje foi a prova de redação do ENEM e o Objetivo publicou no site da Uol o enunciado da prova de redação.

Resolvi publicar minha redação aqui para você poder dar sua avaliação.

SAIU O RESULTADO E TIREI 850.0 - você sabe me dizer onde poderia ter melhorado?

O título que escolhi foi:

                                      O TRABALHO E A REALIZAÇÃO DO SER HUMANO


Na virada do século XIX para o XX, na Itália, a Drª Maria Montessori conseguiu readaptar na sociedade pacientes oligofrênicos internados em hospícios.

Que estratégia a médica psiquiatra, arquiteta e educadora italiana utilizou?

Ensinou artesanato e culinária a seus pacientes expondo e comercializando os produtos em bazares, desta maneira ela promoveu a valorização do trabalho e o aumento da auto-estima positiva daquele que o executou.

O mundo científico estava iniciando a laborterapia como forma de alcançar o equilíbrio emocional e construir a cidadania das pessoas.

No decorrer do século XX a sociedade industrial foi se organizando dentro do paradigma de que não basta, para uma pessoa ser produtiva, oferecer-lhe somente o trabalho. É necessário proporcionar também segurança e bem estar ao trabalhador: alimentação, moradia, transporte, saúde física, educação, lazer.


Hoje, no limiar do século XXI amplia-se a visão de bem estar e segurança do trabalhador acrescentando-se preocupações com a preservação do planeta , com a busca da felicidade, com o equilíbrio mental e sobretudo com a realização pessoal dos moradores da Terra sejam eles: fetos, bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos, perfeitos ou portadores de necessidades especiais.

Mudanças estruturais urgem serem feitas.

Educadores, estudantes, empresários, trabalhadores, o poder público e toda a população precisa unir-se para enfrentar este novo desafio que se apresenta para a organização social da humanidade:

A inclusão de todos no mercado de trabalho com respeito a seus limites e valorização de seus talentos promovendo a saúde mental e a realização de cada indivíduo.

Aguardo seu comentário. Se você puder me dê dicas para melhorar.

Será que fiz o que pediam?

Fui Fazer o ENEM e Perdi a Unha do Dedão do Pé

Me siga no www.twitter@elypaschoalick

Nossa! Que experiência!

No pimeiro dia fui de carro e quase cheguei atrasada pois o trânsito e o estacionamento na UNITRI estavam dificílimos.

Se não fosse o Tomé do Nacional que me indicou onde era a sala 66060 no prédio C creio que eu teria levado uma sirenada na cara e sido impedida de entrar.

Mas, "macaca velha", no segundo dia fui de AGITUU - Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia.

Na ida a porta do ônibus fechou-se em meu pé e arrancou minha unha do dedão.

Na volta 150 pessoas se comprimiam em pé dentro de um veículo que nem sequer possuía o adesivo indicativo de quantos passageiros podem ser transportados em pé.

Até me ocorreu o seguinte questionamento:

Quem determina a quantidade de passageiros que deve ir em pé? O proprietário da empresa? O motorista? O cobrador? Os passageiros?

Se tem um adesivo indicativo do número de passageiros sentados e em pé, deve haver uma legislação e uma ... Ai!!!! Que canseira!!!! Vamos falar do ENEM.

Que troca troca na prova. Acabei de mandar um e-mail para o MEC. Será que lerão?

Na prova de ontem trocaram os subtítulos das provas no gabarito, na prova de hoje trocaram os espaços para rascunho com a de ontem.

Deixe-me explicar.

É que ontem haviam duas folhas em branco e vários espaços em branco entre as questões e hoje, logo hoje que era redação e matemática só havia uma folha com 30 linhas de rascunho.

Tenho certeza de que trocaram os espaços brancos das provas também.

A prova não foi difícil mas foi cansativa pois apesar das críticas feitas, até pelo ministro de educação, ao ENEM anterior, os textos continuaram grandes, com letra mal diagramada e em quantidade que exigia muito mais tempo para efetuar a prova.

Mas enfim, eu e mais 4.611.441 pessoas fomos fazer o ENEM, será que fui a única que perdeu a unha do dedão?

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Minas determinou as eleições?



Recebi esta mensagem de minha querida irmã Maria Eliza Paschoalick Farinelli, que reside em São Paulo e quero compartilhar com vocês.

"Penso que a essência do socialismo democrático é proporcionar oportunidades  iguais. 
Principalmente porque sou filha de dois grandes educadores ,que sempre primaram  pela educação de qualidade, como instrumento para a liberdade.
Principalmente porque sou filha de dois  grandes servidores públicos ,que sempre primaram pela ética , como instrumento da moralidade pública.
E também porque tive a sorte de ter tido FHC entre meus professores durante minha formação acadêmica .
Aprendi que a  maior maravilha da liberdade , é poder pensar e escolher.
É por tudo isso , que respeito a opinião e  a decisão de 55.752.529 brasileiros que votaram em Dilma ,mas jamais posso abdicar do meu direito  de discordar do Lula que age e acredita  que os fins justificam os meios e que faz da sua  política  populista um trampolim para projetos pessoais.
Passada a eleição ,só me resta torcer para que a Dilma , já que foi eleita, faça um bom governo  de paz e preservação da democracia e que sua experiência como guerrilheira pelo menos para alguma coisa sirva , sobretudo para que tenha independência e coragem  e não se torne um "pau mandado " do PT.
Mas que tem alguma coisa estranha com o Brasil,isso tem,principalmente quando vemos o mapa do Brasil pintado de azul e vermelho,simbolizando o resultado do pleito.
Vemos nitidamente dois Brasis:
norte ,vermelho e sul,azul.
E daí vemos Minas pintada de vermelho.
Será que podemos concluir que foi ela quem decidiu a eleição?

Abraços
Maria Eliza"
Ah! Como eu amo esta minha irmã. Amo e admiro! 
Sempre tão estudiosa, tão pensante, tão atuante. Agradeço à Deus pela família que me deu.
Achei tão bonito Maria Eliza valorizar seu professor FHC, meus pais e nossos princípios familiares... Que saudades!!!! 
Um beijo querida irmã!
Te amo muito apesar de nossos dedos não terem teclado os mesmos números na urna eleitoral (afinal - estou mineira) mas nosso coração vibra uníssono pela justiça, pela educação e pelo Brasil. 

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Estou boquiaberta, revoltada,indignada, perturbada... RODEIO DAS GORDAS


Nem sei dizer o que senti ao ler esta notícia:

ONG de SP pedirá para MP investigar 'rodeio das gordas'   

A "brincadeira" consiste em abordar e segurar por até oito segundos as estudantes obesas.

Não consegui identificar ainda os motivadores de minha reação:




Será porque sou gorda? (ou quase ex-gorda?); será porque sou educadora... cidadã... temente dos rumos que nossos jovens trilham? Serei eu velha e meus valores ultrapassados? Será porque ainda intenciono ser universitária cursando minha terceira faculdade - psicologia?

O que sei é que são 4 horas da manhã e tenho um exército de soldados armados e correndo de um lado para o outro dentro de minha garganta. Eles marcham para lá e para cá dentro de mim.

Preciso colocá-los para fora e uma grande estratégia é escrever.

Veja a foto abaixo e me conte se é possível lê-la sem ter ânsia de vômito!

E se não der leia esta notícia que com certeza lhe dará pelo menos preocupação com seus filhos e com sua vida: 66 membros na comunidade!


Nesta semana inaugurei um blog onde converso com os professores e publiquei nele um vídeo que você poderá assistir clicando aqui.


Trata-se de uma científica explicação sobre o porque, quem são e o que fazer com os três protagonistas de bullyng: Quem faz, quem sofre e quem assiste.

Maria Tereza Maldonado é educadora e grande parte de seu trabalho é dedicado à alfabetização emocional dentro das escolas.

Vale a pena você conhecer e refletir sobre esta mensagem.


Nossa! Depois de escrever e ouvir novamente Maria Tereza acho que o exército de soldados da minha garganta se acalmou...

Estou vislumbrando a possibilidade de ensinar pais e professores construir pactos de convivência baseados no respeito - consideração - solidariedade e cooperação.

Esta é a alternativa para substituir as palmadas.

Sou a favor da lei que proibe palmadas principalmente porque tal lei desestabiliza o que está aí posto e levará a sociedade a buscar novas formas de educar uma vez que COM CERTEZA , esta que aí está, NÃO ESTÁ DANDO CERTO!
















segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CURSO DE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES

CURSO DE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES

Venha fazer este curso e divulgue-o entre seus conhecidos.

Vai ser muito bom nos encontrarmos!

Espero você e as pessoas que você indicar!

Bolinha de papel...bobina...o dilema de Sofia...Quem é menos pior!

Sei que estamos como aquela mãe polonesa, Sofia, quando um oficial nazista, durante a segunda guerra mundial,  determinou que ela escolhece qual dos dois filhos deveria morrer e caso contrário os dois filhos seriam executados no outro dia.

A mãe angustiada escolheu o menino para sobreviver e até hoje ninguém tem notícias do mesmo e a mãe, ao final de tempos depois da guerra, acabou suicidando.




Espero que ao fazer nossa escolha não venhamos suicidar nem a nós e nem ao Brasil.

Gostei muito deste artigo que foi assinado por dezenas de professores universitários e acho que ele pode esclarecer VERDADES que muito interessam a nós família de professores e cidadãos que valorizamos o estudo como instrumento de mudança.
.
Leia, faça seu julgamento e escolha qual dos dois deve morrer ou continuar a viver.





--
administradora do site:www.semap.com.br
OS DEZ PRESENTES QUE OS PAIS DEVEM DAR AOS FILHOS EM 2010 leia em meu blog e divulgue:
www.comoeducarosfilhos.blogspot.com
Twitter: @elypaschoalick
www.elypaschoalick.blogspot.com   (onde escrevo como Ely_cidadã).
www.elypaschoalickeosprofessores.blogspot.com   (onde escrevo sobre educação mais especificamente em msala de aula).
Leia também meus artigos em:
www.uipi.com.br/coluna-educacao
www.megaminas.globo.com/coluna/educacao

sábado, 23 de outubro de 2010

Resposta do enígma da alfabetização.

Para decifrar o enigma basta ir escrevendo a primeira letra de cada desenho.


Assim sendo a resposta do enigma é a frase:
A língua é um sistema de signos que exprime idéias valores e nomeia os homens.

Volte para o artigo ALFABETIZAÇÃO E EMOÇÃO para refletir mais um pouco sobre seu processo frente ao desafio não resolvido ou resolvido.

Alfabetização e emoção está no novo blog

Como já foi explicado resolvi abrir um novo blog onde vou especificamente escrever para professores e vocacionados.

Este conteúdo está lá. 

Indique para os professores de seus filhos e para seus amigos professores.

Obrigada por me estimular a escrever.

Elypaschoalick









Abri um novo blog: elypaschoalick conversando com os professores

Abri um novo blog para conversar com os professores.

Nesta manhã chuvosa de primavera - 2010/outubro - reuni-me com educadores de uma escola municipal e refletimos sobre educação. 

Foi uma manhã muito proveitosa pois todos os professores presentes estavam participativos, animados e atenciosos.
Assim que eu retornei deu-me imenso de registrar tudo o que conversamos, pesquisamos e experimentamos. 
Comecei a escrever e percebi que o blog elypaschoalick_cidadã não comportava tantos assuntos uma vez que nele escrevo sobre minha cidade, meu país ...   

Então, resolvi abrir um blog para escrever sobre educação mais especificamente em sala de aula. 
Assim surgiu este blog onde os primeiros escritos serão sobre:


  • Refletindo sobre alfabetização
  • Alfabetização, um processo contínuo
  • Neurolinguística e alfabetização
  • Alfabetização e emoção
  • Recursos para facilitar o processo de leitura
  • Recursos para facilitar a ortografia
 Espero que você goste e venha a me acompanhar. 


Um grande abraço e obrigada por ser meu estimulador.


Carinhosamente 


Elypaschoalick




















 

domingo, 17 de outubro de 2010

Agito no AGITUU - motorista abandona ônibus para bater em menor

Você pode me seguir no twitter:www.twitter.com/elypaschoalick


Esta é uma vista frontal de um dos 13 saguões de espera da AGITUU - Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia - 



Sábado à noite estava eu sentada na estação 3 de vidro do "metrô do Odelmo", que nem ônibus elétrico que economizaria combustível tem, quando inesperadamente me deparei com algo que fere o código de trânsito, o ECA e um monte de outros códigos como o de lógica da minha cabeça.

Pasmem vocês! O ônibus parou e o motorista desceu correndo e foi à rua perseguir um menino esqueitista que segundo o motorista havia batido no ônibus.


Até olhei bem para ver se não estavamos no passado, antes do ECA, quando os ônibus eram dirigidos por motoristas com boné.

Será que é a falta do boné que está deixando os motoristas de cabeça quente?

Outro pensamento que voou em minha cabeça foi: Será que o motorista sabe quem é a mãe do esqueitista?

Me lembrei daquela mãe famosa que teve seu filho atropelado pelo motorista que passou propina para o policial não reter o carro. Já pensou se o esqueitista é filho de uma mãe famosa em Uberlândia que vai colocar a boca no trombone por ter seu filhinho santo e responsável perseguido por um motorista enfurecido?



O pior foi ter sido obrigada a ficar escutando duas funcionárias do SIT - Sistema Integrado de Transporte que conversavam com um passageiro que achava um absurdo a atitude do motorista:

Passageiro:__Mas é um absurdo, onde já se viu o motorista bandonar o ônibus com os passageiros dentro!

Funcionária 1 do SIT: __ Mas a justiça hoje não funciona, se a gente não correr atras do prejuízo quem vai correr?

Passageiro: Mas o motorista deveria fazer um BO registrando o fato.

Funcionária 2 do SIT: __ BO! Até a policia chegar!

E assim a conversa entre os três corria de boca em boca...

Como eu ía a uma festa de aniversário precisei interomper a conversa para perguntar que ônibus pegaria para chegar na antiga 55. Elas me deram três números de ônibus e ... para variar... bem o que eu peguei ía somente até a 48 (Coincidência? Sorte? Azar?)

EU FALO QUE FALTA MAPA COM OS NOMES DAS RUAS E O NÚMERO DA CASA PRÓXIMO AO PONTO.

De que me vale saber que o ônibus passa na João Pinheiro se a João Pinheiro tem 4 ou 5 km?

Se temos um código internacional de numeração de casas (SÓ FOGE EM LONDRES) de acordo com a metragem da rua bastaria saber o número próximo ao ponto que... Bem, mas isto é outro assunto.

O motorista vingativo com as próprias mãos voltou e tornou a dirigir seu ônibus pelo corredor da João Naves.

Graças à Deus para ele motorista e para o esqueitista, que evidentemente o motorista não alcançou o esqueitista fujão.

É cada uma neste transporte classificado pelo senhor prefeito como transporte modelo para o Brasil...

E olha que eu quase não ando de ônibus... Se andasse penso que deixaria até de ser educadora para ser apenas escritora de reclamações e coisas bizarras que acontecem no SIT.


Você pode me seguir no twitter:

www.twitter.com/elypaschoalick

Quem Irá !!!

XXII_cerimonial_das_bandeiras.wmv

sábado, 16 de outubro de 2010

Mais uma ginástica no onibus deUberlândia - AGITUU -

Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick

Mais uma ginástica no onibus deUberlândia - AGITUU -
Ontem descobri mais um exercício para ser praticado na AGITUU – Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia.



O exercício é EQUILÍBRIO EM UM SÓ PÉ.

Constitui uma excelente ginástica para os nervos ou seja a chamada inteligência emocional.

Quando o ônibus parar em uma das estações de vidro do "metro do Odelmo" vulgo "corredor da João Naves"  coloque o pé direito para fora e firm-se bem no esquerdo pois de uma hora para a outra o ônibus avança dando um solavanco e a porta se fecha sobre você. Então você murcha a barriga, se firma e grita: TEM GENTE!!!! e de imediato o motorista pára e a porta se abre, dão uma rezinha e você continua a ginástica com o SALTO À DISTÂNCIA.


COMO EVITAR ACIDENTES com a ginástica EQUILÍBRIO EM UM SÓ PÉ:
Descobri que há duas maneiras de evitar o acidente acima citado:
1ª) Sente-se ou fique em pé próximo ao motorista, dê um leve toque em seus ombros e diga que vai saltar naquele ponto e que pede que ele espere você estar com os dois pés fora do ônibus.


2ª) Outra opção é você utilizar uma bolsa e colocá-la do lado de fora do ônibus balançando-a pois com o movimento a atenção do motorista é atraída para o espelho retrovisor e este poderá saber que, como bolsa ainda não anda sozinha, há de ter alguém por trás carregando-a.

E bom passeio de ônibus para você!

Ah! Não se esqueça se seu compromisso for com hora marcada e em bairro saia pelo menos com duas horas de antecedência pois a espera É FOGO!!!! e os horários dos ônibus não estão disponíveis próximos a seus locais de parada.



Alessandra Leles Rocha

Minha aluna Alessandra cresceu, tornou-se escritora e tem um blog onde escreve suas lindas, gostosas e reflexivas
http://alrocha-antenacultural.blogspot.com/2010/10/cronica-sem-o-hoje-elas-jamais-chegarao.html

@Odelmo no twitter diz:...

@Odelmo no twitter diz: Uberlândia tem 100% da frota adaptada a acessibilidade, é a mais nova do país e hoje é um modelo nacional de transporte.

Elypaschoalick diz: Conheça a AGITUU – Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia. Ande de ônibus em Uberlândia e faça um excelente exercício físico e de equilíbrio. 


Quem está certo? Quem tem razão?
Os dois estão certos. Ele, o prefeito, está pensando nos cadeirantes e ela, a educadora idosa e obesa, está pensando nos andantes. 

Mas acessibilidade Sr. Prefeito, deve ser para todos. Há ônibus nesta frota maravilha que torna-se impossível acessar o banco que está sobre um degrau com mais de 20 cm. de altura. Há ônibus na frota  "uberlandense modelo nacional" que é piso baixo mas, os degraus internos só são galgados graças à solidariedade de um povo que gentilmente carrega os andantes e suas coisas, este sim POVO MARAVILHA e MODELO NACIONAL.
Este prefeito gosta de títulos!
Ele até pleiteia para Uberlândia o título de CIDADE EDUCAÇÃO!
Não é piada gente! É pretensão!
Me siga no twitter:

www.twitter.com/elypaschoalick

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Como temos memória fraca!!!!!

Para esquentar assista a este vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=EdNJwnN_vV0&feature=player_embedded



Ele tem pouco mais de um minuto mas dá para refrescar nossa memória.
O padre que fala faleceu em 2007 e porisso não pode falar que o som foi montado.
Será que teremos que escolher o menos pior?

O menos mentiroso?

O menos enganador?

O menos egoísta?

Mas esta medida de mais ou menos é dificílima...

Que Deus tenha misericórdia de nosso Brasil!!!!
Me siga no twitter:

www.twitter.com/elypaschoalick

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Hoje fiz um passeio pela AGITUU – Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia.


AGITUU – Academia de Ginástica do Transporte Urbano de Uberlândia.

Como comentei no twuitter, meu carro quebrou e o vi indo para a oficina dentro de um guincho!

Eu precisava ir a uma reunião sobre inclusão de um cliente numa escola municipal no Jardim Patrícia.

O que me restava era tomar um coletivo e chegar lá.

O que eu não sabia e nem poderia calcular é que iria ter uma agitada aula de ginástica na AGITUU.

Andando três quarteirões de minha casa cheguei na maravilhosa estação de vidro, uma das 13 esparramadas  pela João Naves. (Só tem na João Naves? Engraçado, já faz dois anos que escutei que era programa de governo do prefeito fazer iguais na Monsenhor Eduardo... na ... Ah! Mas nossa memória é fraca...ou ainda faltam dois anos...)

Logo, chegou a primeira sala de ginástica da AGITUU. Sem o acompanhamento de um personal trainer  comecei meus exercícios juntamente com outros companheiros de infortúnio.

1-     
          SALTO À DISTÂNCIA:  Dê um só pulo alcance o degrau da porta do ônibus que sempre pára longe da plataforma.
2-    
               PARA ACABAR COM A BARRIGA: Levante a mão direita para o alto segurando na barra de ferro que está no teto. Murche a barriga para que todos se acomodem dentro da sala da AGITUU. (Se você for baixinha, o que não é meu caso, o exercício é melhor pois você fica nas pontas dos pés).
3-     
        PARA FAZER CINTURA: Se você tiver sorte e os colegas de academia lhe empurrarem  até próximo de um banco – o que cada vez é mais raro pois descobriram que sem bancos cabe mais gado – desculpe-me – mais passageiros em pé.  Bem, aproxime-se de um banco e segure em suas alças com as duas mãos. Firme bem os pés no chão do ônibus e deixe seu corpo ir e vir nas curvas procurando não se desiquilibrar.
4-     
       COM VIBRADOR: Aproveite e firme-se bem nos momentos de passar nas ruas esburacadas pois exercícios feitos em aparelho vibratório surtem bem mais efeitos.

Bem, minha sala de academia chegou ao terminal central e precisei trocar de sala.

Então agora começou um exercício de inteligência emocional e não mais corporal pois fui pedir informações de como iria em tal endereço para o Jardim Patrícia e a moça me informou um ônibus que conversando com uma passageira soube que passava longe de lá, e esta me informou qual era o ônibus certo que eu deveria pegar.

Lógico que eu voltei e reclamei para a moça que me disse não ter o itinerário das ruas próximas aos pontos dos ônibus. Lamentei pois sei de um site que diz até o ponto onde o ônibus está passando. Mas ela me confessou que seus instrumentos eram do tempo do onça: "guia sei manual" (me desculpem mas foi a funcionária municipal que afirmou isto).  

Depois, bem depois, quando andei 8 quarteirões para chegar descobri que tinha um ponto de ônibus bem na rua ao lado, mas como reparei, não tinha nem um cartaz... placa... aviso dizendo que ônibus passava ali.
 
Mas enfim, vejamos os BENEFÍCIOS dos exercícios acima citados:


  • Tonifica músculos aumentando a força e resistência.
  • Fortalece ossos e juntas.
  • Aumenta circulação sanguínea.
  • Reduz gordura e celulite.
  • Aumenta produção do hormônio do crescimento.
  • Estimula funcionamento do intestino.
  • Otimiza as habilidades motoras e o equilíbrio.
  •  

    Mas não se esqueça que o MAIOR BENEFÍCIO é enriquecer os proprietários da AGITUU e seus amigos dos poderes executivo e legislativo.

    Divulgue esta mensagem para a população de Uberlândia e para ALGUNS verdadeiros AMIGOS do POVO que ocupam cargos no executivo e legislativo.


    Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick

    por que este blog é verde.

    O verde é a cor da esperança e creio com esperança de que ainda o Brasil respeitará mais e mais seus cidadãos.


    Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick

    Carnaval, besteirol na globo

    Artigo escrito por Elypaschoalick por ocasião do carnaval de 2009 e você poderá constatar que ainda HOJE tudo continua na mesma.

    Tanto o carnaval de São Paulo como o do Rio estava uma maravilha. 

    Que criatividade, que cultura, que show de pesquisa e imaginação, com seriedade, que os carnavalescos deram.

    Em contra partida faltou pesquisa e muita para os comentaristas da globo que melhor fariam se tivessem fechado a boca e se limitado a ler o que as escolas passaram. 

    Fiquei pensando para onde foi a globo de Galvão Bueno e tantos outros narradores e comentaristas que enriquecem o evento com seu estilo de narrar e comentar. 

    Será que este festival de besteirol e mau gosto se deve ao fato da emissora ser a única a cobrir o evento?

    A equipe de jornalismo e comentaristas da globo chegou, neste carnaval, a superar a cobertura do Oscar quando os comentaristas começam a rir das piadinhas americanas e no lugar de traduzi-las fica explicando que a gente não entende porque é um humor característico da sociedade de lá.

    Bem, mas voltemos à Sapucaí.


    Já quase na dispersão, durante a última escola se apresentar, lá vem a apoteose dos comentários quando o jornalista questiona o que será que é a cana de açúcar, será uma fruta?

    Logo em seguida o outro diz que não podemos deixar o colega sem resposta, oh! Dúvida cruel! E se limita a ler uma descrição enciclopédica pesquisada em algum site de busca.

    Tenha a santa paciência: RAIZ – CAULE – FOLHAS – FLORES e FRUTOS, estas são as partes das plantas, pelo menos que estão escritas no caderno de meu neto de 8 anos de idade, e por mais doce que uma cana possa ser ela ainda é um caule.

    Eu, cá na minha pobre e humilde sala, como simples telespectadora da madrugada fico a pensar:

    Por que ficam 40 minutos filmando a comissão de frente, a porta bandeira e o primeiro carro e depois mal filmam as alas se limitando na maioria das vezes a apenas dizer o nome delas e explicar com pobreza de detalhes os outros carros alegóricos? 

    Será falta de máquinas na avenida ou de cabeças atrás das máquinas?

    Será que não dá para falar detalhes das fantasias das alas? Elas são tão simbólicas, tão significativas. 

    Eu penso que daria até, se a Globo quisesse, para colocar o croqui do desenho da fantasia de cada ala com sua descrição, significado, complementação do tema e material que a compõe.

    Duas posturas antagônicas acontecem e mais uma vez o telespectador é despresado: 

    Um comentarista diz o tempo todo que não vai citar nomes de pessoas pois não quer praticar injustiça (oras, porque não pesquisou com os integrantes da escola os nomes para citá-los sem constrangimento de ofensas ou esquecimentos).

    Oo Sr. Dudu Nobre que poderia nos dar grandes informações sobre o diferencial de cada da bateria, sobre a quantidade e variedade de instrumentos que a compõe, sobre as características das paradinhas e outras variantes tão artisticamente  usadas e abusadas pelos grandes mestres das baterias...não, fica falando uma imensa lista de amigos sem esclarecer sequer qual é o papel de cada um dentro da bateria ou na, pior das hipóteses, a história daquela bateria.

    Que ele é muito bem relacionado ficou claro no ar quando conta que recebeu um telefonema do Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores brasileiros que matam saudades vendo a Globo na Itália. 

    Não meu caro Dudu Nobre, você não precisa provar que é bem relacionado, você precisa é enriquecer nosso conhecimento sobre bateria de Escola de Samba. 

    Não posso deixar de lado alguns comentaristas tanto masculinos como femininos que falam num tom de voz inaudível para um ambiente onde uma escola canta seu hino com exaltação e entusiasmo.

    Muita coisa precisa acontecer para melhorar a narração deste espetáculo de luz, cor, criatividade, cultura que o Brasil mostra ao mundo.

    Globo, não me decepcione e não se difame, o carnaval de 2010 está aí, chame seu melhor editor de jornalismo e formate uma boa e invejável maneira de descrever o que se passa na Sapucaí, passe os 365 dias preparando uma equipe de jornalistas, comentaristas e narradores deste espetáculo que logo, logo estará novamente no ar. 

    Bem, agora é tarde, só se for em 2011... 2012... sei lá...

    Me siga no twitter: www.twitter.com/elypaschoalick